Blog das Baterias

Noticias, Artigos, Tutoriais e Dicas sobre Baterias para Notebook

Blog das Baterias - Noticias, Artigos, Tutoriais e Dicas sobre Baterias para Notebook

Quanto tempo deixar a bateria do notebook carregando pela primeira vez?

primeira vez bateria

Muitas são as pessoas com essa dúvida: “Comprei um notebook novo. Por quanto tempo eu deixo o notebook carregando pela primeira vez?” Os fabricantes, geralmente recomendam a que a primeira carga seja mais longa.

Podemos afirmar: isso é desnecessário.

Desnecessário? Por que?

As baterias atuais possuem células compostas de Íons de Lítio e um sistema de gerenciamento de carga mais inteligente que as baterias antigas, feitas de Níquel Cádmio. Por padrão do fabricante, as baterias vem de fábrica com aproximadamente 50% a 60% de carga. A bateria simplesmente precisa carregar até 100%, e isso não leva 12 horas, ou seja, não existe diferença alguma da primeira carga para as demais.

Carregando

A primeira carga completa, dependendo da quantidade de células da sua bateria (existem baterias de 3 à 12 células), pode levar de 1 à 2 horas e pode ser feita com o notebook ligado ou desligado. Ao completar a carga, um dispositivo irá detectar que o processo de carregamento está concluído e irá redirecionar a energia direto ao notebook, sem passar pela bateria. Concluímos então, que deixar a bateria carregando mais tempo do que o necessário é inútil, pois o sistema irá interromper o fornecimento de energia à bateria ao detectar que ela está cheia.

led indicador carga bateria notebook

Para identificar se a sua bateria carregou 100%, você pode procurar por um LED indicador no seu notebook ou conferir pelo sistema operacional, no ícone da bateria ao lado do relógio na área de notificações.

Recomendações

Caso você deseje que a bateria do seu notebook tenha um ótimo desempenho, a primeira coisa a ser feita junto à primeira carga de 100% é a calibragem. A calibragem da bateria nivela a carga de cada célula, que pode eventualmente vir desnivelada de fábrica. Para saber mais sobre calibração de baterias de notebook, clique neste link.

Nunca deixe a sua bateria chegar a 0% de carga, pois esse hábito, além de diminuir drasticamente a vida útil da bateria do seu notebook, sujeita-a ao risco de inutilizá-la ao deixá-la sem carga durante um certo tempo. A única exceção é quando você precisar realizar calibragens. Para saber como evitar correr esse risco, recomendamos a leitura desse artigo que explica como configurar o nível crítico de bateria.

Evite aquecer demais a sua bateria, pois o calor a desgasta e também diminui a sua vida útil. A temperatura ideal é entre 15º e 20º. Nunca guarde seu notebook em lugares abafados e sem ventilação, como por exemplo dentro do carro em um dia ensolarado. Nunca use o seu notebook no sol ou obstrua as saídas de ar (ventilação). Recomendamos que compre uma base refrigeradora para a manutenção da temperatura do seu notebook. Isso aumentará a vida útil tanto da bateria quanto das peças do notebook (placa-mãe, processador e etc).

E no dia a dia, quantas horas eu devo deixar carregando?

Não se deve pensar na “quantidade de horas”, e sim, na “porcentagem de carga”. Você pode deixar a bateria chegar até 100% de carga normalmente que continuar conectado a tomada, ele irá “pausar” a carga passando a utilizar somente a energia da fonte. Identifique este comportamento através dos LEDs de indicação de carga no seu notebook. Veja mais detalhes no post: “Posso usar meu notebook ligado direto na tomada?

Lembrando: Não é recomendado que você deixe sua bateria ficar com carga abaixo de 20% ou carregá-la até 100% frequentemente. Quando você carrega sua bateria ate o limite, ela irá aquecer e isso é prejudicial. Caso opte por usar o notebook sem a bateria, direto na fonte, carregue a bateria até 60% de carga e guarde-a num local fresco e arejado. Mas não fique mais de 15 dias sem utilizá-la.

Caso precise de uma maior duração, recomendamos que compre uma bateria para notebook com maior quantidade de células. Existem no mercado baterias de 3 à 12 células.

Esperamos ter ajudado de alguma forma. Se quiser nos ajudar, participe com suas dúvidas se sugestões e divulgue nosso blog nas redes sociais!

 

banner precisando de bateria de notebook

Related Posts Plugin for WordPress, Blogger...
Categoria: Artigos
  • Especialista BringIT diz:

    Olá, Teodoro!
    Isso pode estar sendo causado por diferentes motivos, por isso indicamos a leitura do post Bateria do Notebook – Conectada, mas sem carregar – O que significa esta mensagem?, com algumas possíveis razões e soluções para resolver o problema. Esperamos que o post te ajude :)

    Para conferir mais dicas sobre e tecnologia, siga a nossa página no Facebook!!

    26 de setembro de 2014 em 10:12
  • Teodoro Roberto diz:

    infelizmente deixei a bateria chegar a 0% ao conectar o notebook no carregador o LED que indica que o notebook está sendo carregado não acende, parece que o notebook não está sendo carregado mesmo estando conectado no carregador por 4 horas . se vocês puderem me dar uma dica

    25 de setembro de 2014 em 15:58
  • Especialista BringIT diz:

    Olá, Jean!

    A duração a bateria dependerá do número de células, assim como as atividades que estão sendo exercidas no notebook. Indicamos a leitura do artigo Quanto tempo dura a bateria do notebook?, que poderá te ajudar a entender melhor o assunto. Esperamos ter te ajudado :) Para conferir mais dicas, siga a gente no Facebook!

    18 de setembro de 2014 em 10:11
  • Bart diz:

    Mas +ou- quanto tempo que dura com o uso normal?

    17 de setembro de 2014 em 22:09
  • Especialista BringIT diz:

    Olá, Hanna!
    Os cuidados de uma bateria interna e externa são os mesmos. O mais importante é não deixar a bateria do notebook chegar a níveis críticos de energia. As baterias recarregáveis possuem um número limitados de ciclos, cerca de 350 a 500 – o número pode variar de acordo com o modelo de bateria. Cada vez que a sua bateria recarrega a capacidade máxima, um ciclo de completa e capacidade da bateria diminui. Por exemplo, um dia você utiliza metade da sua carga e decide recarregá-lo completamente. Se mais tarde o seu note descarregar mais 50% e você carregá-lo novamente e chegar a 100%, um ciclo se completou. Por isso indicamos que você deixe o seu notebook descarregar até 30% e deixe-o carregando até atingir 80%. Esperamos ter te ajudado.Para mais dicas sobre notebook e novidades, acesse nossa página no Facebook.

    29 de maio de 2014 em 10:44
  • Hanna diz:

    oi eu comprei um notebook da acer aspire v5-472-6_br826 nao sei como é a bateria dele porque é por dentro eu nao sabia que ele era assim eu tinha a intenção de usar o notebook sem a bateria mais nao tem como tirar ela é normal a bateria ser por dentro do notebook e como posso carregar meu notebook sem que ele vicia ja que eu nao posso tirar a bateria.

    28 de maio de 2014 em 17:04
  • Especialista BringIT diz:

    Olá, Edu!

    Realmente algumas informações podem ter ficado um pouco confusas. Esse tema costuma gerar bastante dúvidas e poucas certezas aos usuários. Agradecemos pela sua contribuição. Vamos reavaliar o texto. Quanto a fundamentação técnica e científica sempre procuramos usar como fonte de informações o livro “Batteries in Portable World, por Isidor Buchamann,CEO da Cadex Eletronics Inc.
    Assim que reformularemos o texto, entramos em contato.
    No entanto, um outro ponto que merece destaque é o fato das baterias não poderem carregar toda vez até 100% devido ao ciclos. As baterias são compostas por cerca de 350 a 400 ciclos. Assim cada que ela atinge a carga de 100%, um ciclo se completa, por isso é importante não deixar a bateria esgotar ou chegar a níveis críticos de energia.

    29 de abril de 2014 em 14:41
  • Edu diz:

    Agradeço pelas dicas, mas é preciso filtrar mitos de verdades. E muitas vezes vemos mitos sendo derrubados (na verdade, substituídos) por novos mitos. Por isso, seria interessante que essas recomendações tivessem fundamentação técnica/científica. Inclusive para não incorrer em contradições. Por exemplo, não faz sentido afirmar que o notebook tem um sistema que interrompe o fornecimento de energia à bateria assim que detecta 100% de carga, e depois dizer que não se deve carregar a bateria a 100% todas as vezes para não aquece-la. Se o sistema detecta o final do carregamento e interrompe, não teria sentido esse cuidado. De fato, tem baterias que aquecem enquanto estiverem conectadas na tomada, mas se esse sistema existir e funcionar, isso não irá acontecer.

    28 de abril de 2014 em 8:15
  • Especialista BringIT diz:

    Boa tarde, Neyvaldo!
    Pode realizar a calibragem sim, sem problemas. A calibragem pode ser realizada quando o notebook é adquirido ou sempre que o notebook apresentação alguma falha de funcionamento relacionada ao componente. No entanto, esse procedimento não deve ser realizado regularmente, apenas quando necessário. Quanto ao carregar até 60%, essa indicação é válida caso opte por utilizar o seu notebook sem a bateria, direto fonte. Caso opte por utilizá-lo na com a bateria, o mais indicado é iniciar a recarga quando ele estiver com 30% e deixá-lo até 80%. Essa recomendação é valida pois As baterias de íon lítio, utilizadas nos notebooks mais modernos, não sofrem mais do fenômeno que muitos chamam de “bateria viciada” ou seja elas podem ser recarregadas sem que precise descarregar completamente a carga do componente. .As baterias são feitas para durar de 300 a 500 ciclos, aproximadamente 2 a 3 anos. Cada vez que o notebook recarregar 100% da capacidade carga de uma bateria. Por exemplo, você utiliza 60% da sua carga e em seguida carrega o aparelho completamente. Se mais tarde o seu note descarregar mais 40% e você carregá-lo novamente e chegar a 100%, um ciclo se completou. Esperamos ter te ajudado :)

    16 de abril de 2014 em 10:08
  • Neyvaldo diz:

    Só fiquei sabendo da calibragem da bateria após o primeiro carregamento da bateria. Posso proceder a calibragem conforme descrito neste blog,mesmo assim? e depois da calibragem o tempo correto para carregá-la é de 60% e descarregá-la até 30%? MINHA BATERIA É DE ION-LITIO.

    16 de abril de 2014 em 8:52
  • Neyvaldo diz:

    Comprei um notebook e fiz a 1º carregamento a 100%.Depois é que descobri sobre a calibragem de baterias. Pergunto: posso proceder a calibragem conforme descrito neste blog(3 vezes),mesmo já tendo carregado uma primeira vez?

    16 de abril de 2014 em 8:04
  • Especialista BringIT diz:

    Olá, Neura!

    Você pode carregar o seu notebook até ele atingir a carga máxima, o que pode levar de 2 a 3 horas. Não é necessário deixar mais que isso pois ao completar a carga, um dispositivo irá detectar que o processo de carregamento está concluído e irá redirecionar a energia direto ao notebook, sem passar pela bateria.A recarga pode ser feita com o notebook ligado ou desligado.
    Confira o nosso posto completo sobre o assunto”Quanto tempo deixar a bateria do notebook carregando pela primeira vez?“. Esperamos esclarecido sua dúvida :) . Se quiser conferir mais dicas sobre notebook e tecnologia, você pode curtir a nossa página no Facebook.

    15 de abril de 2014 em 9:54
  • neura diz:

    comprei notebok da marca acer wind…8.1 como funciona o tempo de carregar bateria posso deixar ele notebok ou tenho que tira? como funciona.

    14 de abril de 2014 em 13:21
  • Especialista BringIT diz:

    Olá, Jairo!

    Você pode carregar o seu notebook até ele atingir a carga máxima( de 1 à 2 horas).A recarga pode ser feita com o notebook ligado ou desligado. . Não é necessário deixar mais tempo do que isso, pois ao completar a carga, um dispositivo irá detectar que o processo de carregamento está concluído e irá redirecionar a energia direto ao notebook, sem passar pela bateria.
    confira o nosso posto completo sobre isso Quanto tempo deixar a bateria do notebook carregando pela primeira vez?. Esperamos esclarecido sua dúvida :). Para conferir mais dicas sobre notebook e tecnologia, você pode curtir a nossa página no Facebook.

    14 de abril de 2014 em 9:58
  • jairo gomes diz:

    Prezado comprei um notebook da lenovo quanto tempo devo colocar a bateria para carrega sendo ela a primeira recarga? No guado e desde agradeço.

    14 de abril de 2014 em 1:02
  • Especialista BringIT diz:

    Olá, Osvaldo!

    Indicamos que você recarregue o seu note antes de usá-lo, evitando zerar a carga da bateria. Enquanto o procedimento é realizado, você pode utilizar o seu note normalmente. Lembrando que não é necessário deixar seu notebook carregando 12horas, efetue o carregamento até 100%. Siga os procedimentos descritos no post e garanta longa vida a sua bateria ;)

    3 de fevereiro de 2014 em 8:04
  • Osvaldo diz:

    Comprei um hp, devo usar primeiro a carga da bateria ou primeiro carrego ( formato ) e depois ligo o computador ?

    31 de janeiro de 2014 em 16:09
  • Especialista BringIT diz:

    Olá, Bianca!

    As baterias atuais possuem células compostas de Íons de Lítio e um sistema de gerenciamento de carga mais inteligente que as baterias antigas, feitas de Níquel Cádmio. Por isso não é preciso deixar a bateria carregando mais tempo do que o necessário é inútil, pois o sistema irá interromper o fornecimento de energia à bateria ao detectar que ela está cheia. O mais recomendado é deixá-la carregando de 1 até 2 horas (período que ela chegará a 100%). O mais indicado é que você não deixe o seu notebook chegar a níveis críticos de energia (0%). Quanto ao indicador de 60%, essa porcentagem é a mais indicada pois o funcionamento da bateria se dá por ciclos, cerca de 350. Dessa maneira, cada vez que o seu notebook completa 100%, completa-se um ciclo.Esperamos ter esclarecido sua dúvida :))

    20 de janeiro de 2014 em 8:28
  • Bianca Fernanda diz:

    Oi comprei um ultrabook da ASUS é meu primeiro “computador” então estou com duvidas sobre a bateria quanto tempo deixar carregando pela primeira vez, e se tem problema em carregar digamos ate 60% , e nao ate o limite.

    18 de janeiro de 2014 em 17:22
  • Especialista BringIT diz:

    Olá, Donisete!

    O tempo de duração da bateria varia de acordo com o modelo. No entanto, esse tempo de duração é normal, considerando que você utiliza a internet o tempo tudo. Para ter uma informação mais específica, consulte no manual do aparelho, o tempo estimado de duração. Para otimizar o rendimento da bateria do seu tablet, você pode utilizar um aplicativo chamado Easy Battery. Clique aqui para baixar.

    16 de janeiro de 2014 em 9:07

Seu endereço de email não será publicado. Campos obrigatório são marcados *

*