Blog das Baterias

Notícias, Artigos, Tutoriais e Dicas sobre Baterias para Notebook e Tecnologia

Blog das Baterias - Notícias, Artigos, Tutoriais e Dicas sobre Baterias para Notebook e Tecnologia

Posso usar meu notebook ligado direto na tomada?

notebook na tomada

Esta é uma pergunta frequente de muitos proprietários de notebooks, posso usar direto na tomada por muito tempo ou não?  Mas, esta questão pode ser dividida em duas importantes variações: COM bateria ou SEM bateria?

Sim você pode usar ele direto na tomada! Não causa problemas, mas preste atenção nos detalhes a seguir e entenda como funciona:

 

  • Ligado na tomada COM a bateria

Neste caso varia entre os modelos de notebook, mas no geral os mais novos possuem um sistema inteligente que detecta o nível da bateria, que ao chegar a 100% de carga passa a utilizar a energia direto da fonte (carregador).
Alguns também exibem este status através de leds que acendem quando estão em processo de carga e ao finalizarem se apagam ou trocam de cor, indicando que passam a utilizar a energia apenas do carregador. O ideal é verificar  no seu manual do equipamento o que significa cada status dos leds ou simplesmente interpretar o símbolos ao lado deles (quando existentes).

 

Exemplo de como funciona um Led de status de bateria:

Amarelo = Não está Carregando
Laranja = Carregando

Um notebook está com 70% de carga na bateria e começa a ser utilizado, está com o led amarelo.
É plugada a fonte e ele começa a carregar, o led passa para a cor Laranja.
Ao atingir 100% de carga da bateria este Led fica amarelo mesmo continuando com a sua fonte ligada na tomada. Isto significa que passou a utilizar somente a energia da fonte/tomada.

*Lembrando, este é apenas um exemplo que varia para cada marca ou modelo.

Veja também um exemplo dos LEDs dos notebooks Samsung:

Com funciona os LEDs Notebook Samsung

Esta funcionalidade ajuda a preservar a vida útil da bateria além de reduzir preocupações, pois não é necessário remover o carregador.

 

 

  • Ligado na tomada SEM a bateria

Já neste caso de utilizar o notebook sem a bateria é totalmente possível, você pode remover a bateria do notebook e utilizar ele apenas ligado a sua fonte, basta seguir algumas recomendações, considerando para este artigo baterias de íons de lítio.

Notebook sem Bateria

Dicas para guardar a bateria:

  •  Efetue o carregamento da bateria até 60% de carga antes de retirar (as baterias tem uma placa controladora que vai consumindo um pouco da energia dela para manter funcionando, por isto vão precisar desta carga)
  •  Retire a bateria com o equipamento desligado, fechado e fora da tomada.
  •  Após retirar a bateria guarde-a em um lugar cuja temperatura não fique abaixo de 5°C e não exceda 25°C;
  •  Também é recomendado colocá-la em um plástico anti-estático e lacrar a embalagem para que não entre poeira nos seus contatos.
  •  Evite ficar por mais de 15 dias sem utilizar a bateria novamente.

*Estas recomendações acima também podem ser utilizadas caso o notebook não seja usado por mais de uma semana (7 dias).

Vantagem

Não utilizar a bateria trás como vantagem a possibilidade de poupar a vida útil da mesma, desde que esteja seguindo as indicações acima.

Você estará poupando os ciclos de carga da bateria, que em média tem entre 300 a 400 ciclos, dependendo do modelo.

Desvantagem

As possíveis desvantagens são que a bateria serve como uma espécie de No Break do notebook e que qualquer queda de energia ou oscilação que faça baixar a energia da sua tomada ela entra em ação automaticamente. Sem ela você irá ficar sem esta funcionalidade.
Quedas de energia ou desligamentos súbitos são prejudicais para qualquer equipamento do tipo notebooks e PC’s em geral.
Esquecer de carregar ou utilizar a bateria também é um risco grande, se deixar ela parada por muito tempo vai acabar prejudicando sua vida útil.

 

  • Conclusão Final:

Finalmente a principal dica a seguir é: use seu equipamento sem muita preocupação, ele foi feito para ser usado.
Leia sempre o manual de instruções, entenda como funciona seu modelo de notebook em específico.
Tente seguir as dicas básicas passadas aqui e em todo o blog e o mais importante é não deixar a bateria acabar completamente até que se desligue, é com isto que você deve se preocupar mais.
Notebooks foram feitos para proporcionar mobilidade e não stress com baterias.

 

Não esqueça: Dúvidas, sugestões e opinões em geral deixe seu comentário.

 

Compre bateria para notebook aqui

 

Related Posts Plugin for WordPress, Blogger...
Categoria: Artigos, Dicas
  • Especialista bringIT diz:

    Bom dia,Hanani! Isso pode estar sendo causado por diferentes problemas. Por isso, indicamos a leitura do nosso post “Bateria do Notebook – Conectada, mas sem carregar – O que significa esta mensagem?” que poderá lhe ajudar a resolver o problema.
    Qualquer outra dúvida, estamos à disposição!

    12 de março de 2015 em 8:28
  • Hanani diz:

    Eu tenho uma pergunta,bom meu pai levou meu notbook pra autorizada devido a problemas com o gravador…mas a questão não é essa,ele veio sem um parafuso,e em relação a isso,a bateria começou a não carregar mais,quando vejo o status da bateria,mostra “conectada mas sem carregar” o que devo fazer?

    11 de março de 2015 em 19:33
  • Especialista bringIT diz:

    Olá, Marlon!
    Sim! Você pode usar o seu notebook enquanto carrega sem nenhum problema, pois ele não irá queimar. A única desvantagem é que carga da sua bateria vai demorar mais para carregar, já que parte da energia estará sendo utilizada.

    5 de março de 2015 em 8:38
  • Marlon diz:

    Sim mais posso usar ele na tomada? quando estou usando ele descarrega posso botar ele na tomada e ficar usando por varias horas? ele pode queima?

    4 de março de 2015 em 18:13
  • Especialista bringIT diz:

    Olá, Marlon!

    O ideal é pelo menos uma vez por semana desconectar o notebook da tomada, para que a sua bateria funcione. A bateria é formadas de componentes que precisam de movimento para o bom funcionamento.
    Estamos à disposição para demais dúvidas, ok? :) Não deixe de curtir nossa página no Facebook

    4 de março de 2015 em 8:42
  • Marlon diz:

    seu ficar cm o notbook ligado com a bateria nele quando ele descarregar eu posso ficar com ele na tomada por muito tempo? por que o outro q tinha queimou ai tava na garantia aí mim mandaram outro,poso ficar c ele na tomada? ele pode queimar de novo?

    3 de março de 2015 em 23:30
  • Especialista bringIT diz:

    Olá, Arthur!

    Cada que a sua bateria chega a 0%, aumenta o nível de desgaste d sua bateria.
    Para entender mais sobre o funcionamento da sua bateria, recomendamos a leitura do post Como funciona os ciclos da bateria de notebook?.
    Estamos à disposição para demais dúvidas, ok? :) Não deixe de curtir nossa página no Facebook

    18 de fevereiro de 2015 em 16:00
  • arthur diz:

    O que acontece se eu deixar o notebook descarregar?

    14 de fevereiro de 2015 em 15:58
  • Especialista bringIT diz:

    Olá João! Sim, você pode deixá-lo na tomada. No entanto, não é o fato de esperar uma quantidade específica de tempo que pode danificar ou evitar danos ao seu equipamento, mas sim o desligamento súbito em si. O risco de quedas súbitas de energia também se aplica aos carregadores de notebook, portanto o ideal é sempre usar um no-break na tomada para minimizar esse risco. Ficamos à disposição para demais dúvidas, ok? :)

    26 de janeiro de 2015 em 12:10
  • João Paulo diz:

    “Quedas de energia ou desligamentos súbitos são prejudicais para qualquer equipamento do tipo notebooks e PC’s em geral.”
    Se por um acaso ocorrer uma queda de energia e voltar depois de uns 5, 10 segundos, posso deixar ligado meu notebook a tomada ou deixar descarrega-lo até uns 20%?

    23 de janeiro de 2015 em 19:38
  • Especialista bringIT diz:

    Olá João! Isso pode ser um problema com o seu sistema operacional. Certifique-se de que não há muitos programas iniciando juntamente com o seu SO. Isso pode causar lentidão no momento em que o computador é iniciado (e desligado também, pois o sistema precisa fechar todos os programas antes de fazer o desligamento total do sistema). Se o seu problema não for software, entretanto, procure uma assistência técnica especializada para verificar o hardware do seu aparelho. Estamos à disposição para demais dúvidas, ok? :)

    5 de janeiro de 2015 em 13:53
  • Especialista bringIT diz:

    Olá Wagner! Uma boa forma de ter mais segurança no momento de contratar um serviço técnico é buscar referências de pessoas conhecidas (o famoso “QI”, “Quem Indica”). Se você conhece pessoas que confiam no serviço que você está prestes a contratar, melhor. Também é interessante buscar outras referências do próprio serviço, como na web, por exemplo. Reputação é tudo, não é mesmo? :) Ficamos à disposição para demais dúvidas, ok?

    5 de janeiro de 2015 em 13:13
  • joao de toledo diz:

    ola amigo eu tenho net book com 4 gb memoria e hd 120gb o com win 8 meu net demora cerca de cinco a des minuts para ligar porem quando liga ele fica fucionando muito muito bem mas quando delisga demora o dobro pra ligar dinovo e fica piscando as leds laranja e azul que devo fazer me ajudem

    2 de janeiro de 2015 em 14:44
  • Especialista bringIT diz:

    Olá Dalía! Se sua bateria for de íons de lítio, você pode usar sim seu notebook com ela 100% carregada sem problemas. Estamos à disposição para demais dúvidas, ok? :)

    30 de dezembro de 2014 em 14:45
  • Dalía diz:

    Boa tarde!
    Eu comprei um note ontem e gostaria de saber se se eu usá-lo na tomada com a bateria 100% carregada vai viciar ??
    como devo prosseguir?

    25 de dezembro de 2014 em 15:25
  • Wagner diz:

    Boa noite sei q este post não é para responder esta minha pergunta, mas como sempre tenho o costume de sanar minhas duvidas neste blog e q sempre prontamente responde, esclarece e explicar aos leitores suas duvidas. Tenho uma pergunta acho q e importante para muitos leitores e proprietários de notebook, e o seguinte me mudei recentemente para uma nova cidade e preciso levar meu not para ser formatado e realizar uma manutençãozinha nele, mas como não conheço a idoneidade das lojas q prestam este serviço de assistência técnica e manutenção e formatação de not´s, aqui, quais as dicas de segurança e no q devo ficar atento para não cair em golpes digo golpes no seguinte de levar meu not q tem aproximadamente um ano e meio de uso, para formatar e fazer a sua manutenção nestas lojas q realizam estes serviços, tipo o técnico abrir meu not e furtar peças,placas etc e etc, pois paguei um relativo valor no meu not exatamente por ele ter placas e peças mais sofisticadas q os demais notebook vendidos por ai, então gostaria de saber como posso me prevenir se há dicas de segurança para evitar q isso aconteça pois como disse não conheço a reputação da loja q vou leva-lo para ele ser formatado e muito menos entendo de placas e peças de not, por isso estou perguntando pois não quero ter nenhuma surpresa quando ele voltar da formatação pois e a primeira vez levo ele para ser formatado e também para a assistência técnica e a manutenção, e por ultimo como devo fazer para saber se a loja q estou levando ele e uma loja segura, quais dicas devo seguir?

    Aguardo contato.

    24 de dezembro de 2014 em 0:36
  • Especialista bringIT diz:

    lá, Damiris!
    Agradecemos seu contato conosco!
    Você pode tentar realizar o procedimento completo de calibragem. Ele serve para corrigir falhas de funcionamento do componente. Saiba como realizar a calibragem da bateria do seu notebook aqui! Para conferir mais dicas sobre notebook e tecnologia, siga a gente no Facebook ;)

    27 de novembro de 2014 em 9:29
  • Damiris diz:

    Olá! Preciso d uma ajuda! Comprei um notebook ultra thin s23 (CCE), não faz nem 1 ano, e se não coloco ele na tomada descarrega SUPER rápido, mesmo que eu tenha dado uma carga completa nele. Por que isso acontece? Posso fazer algo em relação a isso, para que meu not melhore?

    26 de novembro de 2014 em 13:52
  • Especialista bringIT diz:

    Olá, Daiane!

    Obrigado por entrar em contato conosco. As baterias funcionam com sua total capacidade durante os dois primeiros anos de uso. Depois desse período, é normal o componente precisar de recargas cada vez mais frequentes.
    O que você pode tentar é calibrar a bateria. Lembramos que esse procedimento não irá aumentar a duração da bateria, mas sim corrigir erros de funcionamento. Saiba como realizar a calibragem da sua bateria aqui.

    Para conferir mais dicas sobre notebook e tecnologia,siga a nossa página no Facebook :)

    17 de novembro de 2014 em 15:12
  • Especialista bringIT diz:

    Olá, Fabianno!

    Agradecemos seu contato conosco. Isso mesmo não há nenhum problema em utilizar o notebook direto na tomado, desde que algumas observações sejam seguidas.
    Qualquer outra dúvida, estamos à disposição. Para conferir mais dicas sobre notebook e tecnologia, siga a gente no Facebook.

    Att,
    Equipe de Atendimento bringIT

    17 de novembro de 2014 em 14:19
  • daiane diz:

    Olá! gostaria de tirar uma dúvida o meu notebook e Hp,minha bateria carrega,mas como utilizo muito o notebook internet,a vida útil da minha bateria já esta entre 2 anos.Quando carregada fora da tomada,a bateria funciona até metade da carga,quando chega na metade o computador desliga bruscamente sem dar aviso como se não houvesse bateria.Quero saber se alguma coisa que possa fazer para corrigir problema,ou se já esta na hora de comprar outra bateria,como proceder obrigada

    15 de novembro de 2014 em 21:53
  • fabianno glaydson da silva ferreira diz:

    Eu botei a bateria com ele ligado na energia. E tirei a bateria com ele ligado na energia.
    tudo ok.

    13 de novembro de 2014 em 23:46
  • Especialista bringIT diz:

    Olá, João!

    Pode deixar notebook ligado direto na tomada sim, no entanto recomendamos que pelo menos uma vez por semana, você desconecte-o da tomada. Isso é necessário pois os compostos químicos da bateria precisam de movimento para continuar funcionando normalmente. Quanto ao período de recarga, o ideal é deixar a bateria carregar até completar a carga do aparelho. Dependendo do notebook, a recarga pode demorar de 2 a 3 horas.
    Esperamos ter respondido a sua pergunta. Qualquer dúvida, estamos à disposição.
    Para nos seguir e conferir mais dicas sobre notebooks e tecnologia, siga nossa página no Facebook.

    Att,
    Equipe de Atendimento bringIT

    4 de novembro de 2014 em 16:19
  • joao carlos diz:

    so paratirar uma duvida,eu posso ficar com o meu noot ligado na tomada,e tbm qual e a carga de horas q eu possodeixar carregando , um máximo quatro horas de carregamento

    3 de novembro de 2014 em 14:52
  • Especialista BringIT diz:

    Olá Pedro! tudo bem?

    Agradecemos pelo contato!
    Os cuidados com a bateria interna são os mesmo que a bateria externa. Temos um post com algumas dicas, confira aqui.
    Quanto a sua dúvida a respeito de deixar o notebook conectado a energia por muito tempo, não há problemas, no entanto é recomendamos que pelo uma vez por semana que o equipamento seja desconectado. Isso é necessário pois os componentes químicos da bateria precisam de movimento para um bom funcionamento. Esperamos ter esclarecido suas dúvidas :)
    Para conferir mais dicas sobre notebook e tecnologia, siga a nossa página no Facebook!

    25 de setembro de 2014 em 10:10
  • Pedro Silva diz:

    Boa Tarde, ontem eu comprei esse notebook que uso agora… Estava querendo um pc para evitar problemas com baterias etc.. Meu notebook ele vem com a bateria interna, procurei na internet se havia dicas sobre esse tipo mas não achei. Eu posso usar ele direto na tomada dentro de casa? Oque acontecera com o passar do tempo porque não tenho muita necessidade de sair com ele mas sempre a uma oportunidade então agradeço a atenção!

    24 de setembro de 2014 em 16:27
  • Especialista BringIT diz:

    Olá Hermanery!

    Não tem nenhum problema, pois os equipamento são fabricados para suporta longos períodos ligados.
    No entanto, é importante manter o notebook sempre limpo e bem ventilado, para evitar o superaquecimento do equipamento.
    Esperamos ter esclarecido sua dúvida. Para conferir mais dicas, siga a gente no Facebook :)

    24 de setembro de 2014 em 13:30
  • Hermanery Costa diz:

    Olá amigos! Gostaria que me tirassem uma dúvida. Tenho um note cujo a bateria já não funciona mais, ela já não carrega a algum tempo e por isso só o utilizo direto na tomada. Esses dias tive que fazer uns downloads e deixei ele ligado (funcionado rodando uma pasta de musicas) por 48hrs seguidas. A questão é. Posso deixar o notebook funcionando 24hrs por dia, por dias seguidos? De já agradeço a atenção e a ajuda.

    23 de setembro de 2014 em 21:52
  • Especialista BringIT diz:

    Olá, Aline!
    A utilização das baterias pode gerar muitos mitos e verdades. Essa recomendação de utilizar o notebook sem bateria é válida sim, no entanto o usuário não deve deixar a bateria sem utilização por mais de 15 dias, pois ao ficar muito tempo sem uso, os compostos químicos da bateria ficam sem atividade. E, isso pode acabar danificando sim a bateria. Parece que o mais indicado é utilizar uma bateria nova no seu note, no entanto antes de fazer a compra, você pode realizar alguns testes. Primeiro, tente utilizar a sua bateria em outro notebook (da mesma marca) e veja se ela funciona normalmente. Depois, verifique se a sua fonte não está com problemas. Para testar, tente utilizar a sua fonte em outro notebook para checar se ela funciona. Se nada disso adiantar, infelizmente parece que a única saída é adquirir uma nova bateria =/. Esperamos ter te ajudado. Se quiser conferir mais dicas sobre bateria e tecnologia, siga a gente no Facebook :)

    16 de julho de 2014 em 9:35
  • Aline diz:

    Olá , deixei meu notebook um longo período sem a bateria usando somente o cabo de força, achando que não teria problemas e agora a bateria não quer mais recarregar será que consigo solucionar este problema???
    Me ajudem se puder meu note é novo tem menos de um ano e fiz por sugestão de uma pessoa, com a intenção de poupar a bateria!

    15 de julho de 2014 em 19:05
  • Especialista BringIT diz:

    Olá, Helen!
    É possível sim! No entanto, não esqueça de seguir as recomendações. Evite deixar a sua bateria mais de 15 dias sem uso, pois os componentes químicos dela precisam de atividade.
    Se quiser conferir mais dicas sobre notebook e tecnologia, confira nossa página no Facebook :)

    7 de julho de 2014 em 8:50
  • Hellen diz:

    Eu não sabia que podia usar o notebook sem a bateria e ligado direto na tomada… Massa!

    4 de julho de 2014 em 12:24
  • Especialista BringIT diz:

    Olá, Luciano!

    Pode ser que seja alguma problema de software, mais precisamente na BIOS do notebook. Nesse caso será necessário atualizar o driver da bateria, que encontra-se na BIOS do notebook.
    Portanto, ao atualizar a BIOS do seu note automaticamente você estará atualizando o driver bateria. Alguns modelos específicos disponibilizam o driver de bateria isoladamente para atualização.
    Para ler o artigo completo sobre o assunto, clique aqui.

    Quanto a outra dúvida, Algumas fontes universais não oferecem a voltagem necessária que o aparelho precisa. Por exemplo, se o seu notebook trabalha com 18V e o pino compatível da fonte universal fornecer 20V, poderá ocorrer sérios danos ao equipamento. Como consequência, o seu notebook poderá ter um desempenho inferior ou até mesmo ter a fonte interna danificada, pois o equipamento está recebendo uma sobrecarga de energia. No entanto, se a fonte compatível oferecer as mesmas especificações técnicas indicadas pelo fabricante do seu notebook, não há problemas em utilizá-las.
    Esperamos ter respondido as suas dúvidas.Para conferir mais dicas sobre notebook e tecnologia, você pode curtir a nossa página no Facebook.

    16 de maio de 2014 em 11:27
  • Luciano josé lessa de oliveira diz:

    Se possível me tirem uma duvida, a BATERIA (INTERNA) do meu notebook ZEROU, e aparece UM TEXTO (NENHUMA BATERIA DETECTADA) levei p/ uma autorizada indicada pela (POSITIVO), para trocar a BATERIA e o técnico olhou rápido e disse que se fosse problema de BATERIA era p/ ter no lugar desse TEXTO (NENHUMA BATERIA DETECTADA)deveria ter uma solicitação de trocar de bateria, e que o possível problema É A PLACA MÃE.
    A duvida é, se tem problema com a PLACA MÃE o computador FUNCIONA pois o meu está FUNCIONANDO (um pouco lento p/ inicia – variando de 1:30 min a 2:30 min – MAS É PELA QUANTIDADE DE PROGRAMA INSTALADO) ou o técnico está criando problema para ganhar mais dinheiro fora o da INSTALAÇÃO da BATERIA.
    E outra duvida é usar carregador universal danificar o aparelho.
    Obrigado 

    15 de maio de 2014 em 15:54
  • Especialista BringIT diz:

    Olá, Felipe!

    Primeiro é preciso esclarecer a utilização do no-break. O produto previne danos ao computador causados por quedas de energia, no entanto para ter essa funcionalidade, a régua deve possuir DPS (dispositivo contra surto), isso garantirá a proteção do seu notebook. Quanto a pergunta sobre utilizar ou não a bateria, a vantagem de utilizá-la é que ela funcionará como uma espécie de no-break em caso de qualquer u oscilação que faça baixar a energia da sua tomada ela entra em ação automaticamente, permitindo que você termine a atividade que está sendo realizar, sem que o notebook seja desligado.Sem o componente você irá ficar sem esta funcionalidade. Esperamos ter te ajudado :) . Se quiser conferir mais dicas sobre notebook e tecnologia, você pode curtir a nossa página no Facebook.

    28 de abril de 2014 em 11:09
  • felipe diz:

    comprei um notebook a pouco tempo,tenho uma duvida posso usar ele sempre na tomada sem bateria com um filtro de linha , ainda assim corro risco de ter o meu aparelho danificado ou é melhor usar na tomada com bateria,por favor mim respondão obrigado.

    27 de abril de 2014 em 16:37
  • Especialista BringIT diz:

    Olá, Danyelle!

    Não há nenhum problema em utilizar o seu notebook conectado a rede com a bateria, isso não causará nenhum dano. Para confirmar se a bateria do seu notebook realmente precisa ser trocada, indicamos a leitura do artigo.“Considere a substituição da bateria”. O que significa isso?

    2 de abril de 2014 em 9:43

Seu endereço de email não será publicado. Campos obrigatório são marcados *

*