Blog das Baterias

Notícias, Artigos, Tutoriais e Dicas sobre Baterias para Notebook e Tecnologia

Blog das Baterias - Notícias, Artigos, Tutoriais e Dicas sobre Baterias para Notebook e Tecnologia

Posso usar meu notebook ligado direto na tomada?

notebook na tomada

Esta é uma pergunta frequente de muitos proprietários de notebooks, posso usar direto na tomada por muito tempo ou não?  Mas, esta questão pode ser dividida em duas importantes variações: COM bateria ou SEM bateria?

Sim você pode usar ele direto na tomada! Não causa problemas, mas preste atenção nos detalhes a seguir e entenda como funciona:

 

  • Ligado na tomada COM a bateria

Neste caso varia entre os modelos de notebook, mas no geral os mais novos possuem um sistema inteligente que detecta o nível da bateria, que ao chegar a 100% de carga passa a utilizar a energia direto da fonte (carregador).
Alguns também exibem este status através de leds que acendem quando estão em processo de carga e ao finalizarem se apagam ou trocam de cor, indicando que passam a utilizar a energia apenas do carregador. O ideal é verificar  no seu manual do equipamento o que significa cada status dos leds ou simplesmente interpretar o símbolos ao lado deles (quando existentes).

 

Exemplo de como funciona um Led de status de bateria:

Amarelo = Não está Carregando
Laranja = Carregando

Um notebook está com 70% de carga na bateria e começa a ser utilizado, está com o led amarelo.
É plugada a fonte e ele começa a carregar, o led passa para a cor Laranja.
Ao atingir 100% de carga da bateria este Led fica amarelo mesmo continuando com a sua fonte ligada na tomada. Isto significa que passou a utilizar somente a energia da fonte/tomada.

*Lembrando, este é apenas um exemplo que varia para cada marca ou modelo.

Veja também um exemplo dos LEDs dos notebooks Samsung:

Com funciona os LEDs Notebook Samsung

Esta funcionalidade ajuda a preservar a vida útil da bateria além de reduzir preocupações, pois não é necessário remover o carregador.

 

 

  • Ligado na tomada SEM a bateria

Já neste caso de utilizar o notebook sem a bateria é totalmente possível, você pode remover a bateria do notebook e utilizar ele apenas ligado a sua fonte, basta seguir algumas recomendações, considerando para este artigo baterias de íons de lítio.

Notebook sem Bateria

Dicas para guardar a bateria:

  •  Efetue o carregamento da bateria até 60% de carga antes de retirar (as baterias tem uma placa controladora que vai consumindo um pouco da energia dela para manter funcionando, por isto vão precisar desta carga)
  •  Retire a bateria com o equipamento desligado, fechado e fora da tomada.
  •  Após retirar a bateria guarde-a em um lugar cuja temperatura não fique abaixo de 5°C e não exceda 25°C;
  •  Também é recomendado colocá-la em um plástico anti-estático e lacrar a embalagem para que não entre poeira nos seus contatos.
  •  Evite ficar por mais de 15 dias sem utilizar a bateria novamente.

*Estas recomendações acima também podem ser utilizadas caso o notebook não seja usado por mais de uma semana (7 dias).

Vantagem

Não utilizar a bateria trás como vantagem a possibilidade de poupar a vida útil da mesma, desde que esteja seguindo as indicações acima.

Você estará poupando os ciclos de carga da bateria, que em média tem entre 300 a 400 ciclos, dependendo do modelo.

Desvantagem

As possíveis desvantagens são que a bateria serve como uma espécie de No Break do notebook e que qualquer queda de energia ou oscilação que faça baixar a energia da sua tomada ela entra em ação automaticamente. Sem ela você irá ficar sem esta funcionalidade.
Quedas de energia ou desligamentos súbitos são prejudicais para qualquer equipamento do tipo notebooks e PC’s em geral.
Esquecer de carregar ou utilizar a bateria também é um risco grande, se deixar ela parada por muito tempo vai acabar prejudicando sua vida útil.

 

  • Conclusão Final:

Finalmente a principal dica a seguir é: use seu equipamento sem muita preocupação, ele foi feito para ser usado.
Leia sempre o manual de instruções, entenda como funciona seu modelo de notebook em específico.
Tente seguir as dicas básicas passadas aqui e em todo o blog e o mais importante é não deixar a bateria acabar completamente até que se desligue, é com isto que você deve se preocupar mais.
Notebooks foram feitos para proporcionar mobilidade e não stress com baterias.

 

Não esqueça: Dúvidas, sugestões e opinões em geral deixe seu comentário.

 

Compre bateria para notebook aqui

 

Related Posts Plugin for WordPress, Blogger...
Categoria: Artigos, Dicas
  • Especialista bringIT diz:

    Olá Erick! Sem problemas, você pode utilizar o seu notebook na mesma quantidade de tempo que um Desktop normal, só sempre mantenha a bateria bem calibrada e a fonte conectada sem nenhum fio dobrado ou coisa do tipo! Qualquer dúvida estamos à disposição! :)

    14 de agosto de 2015 em 16:51
  • Erick diz:

    Meu Notebook vai chegar ja ja da compra, mas sempre usei Desktop, fico com o PC ligado o dia todo para uso, praticamente das 12h as 23h…
    Então irei trocar do Desktop pro notebook. Será que tem problemas usar o notebook do mesmo ritmo do que o PC, por ele ser portátil talvez, não seja tão correto usar no mesmo ritmo, ou tudo bem? Abraços!

    12 de agosto de 2015 em 20:58
  • Especialista bringIT diz:

    Olá Glauber! O barulho começou só após você encaixar a bateria normalmente? Pequenos ruídos as vezes são normais, pode ser o barulho do cooler funcionando ou algo do tipo. Neste caso, verifique se o barulho persiste sem a bateria encaixada. Verifique também se a bateria está funcionando normalmente, e já que ela ficou um tempo parada, aconselhamos realizar a calibragem da mesma, conforme o post: http://bbaterias.com.br/calibragem-bateria-notebook. Qualquer dúvida sobre o procedimento estamos à sua disposição! Não deixe de curtir nossa página no facebook também, lá sempre damos dicas e informações sobre aparelhos de notebook: https://www.facebook.com/bringitce. :)

    12 de agosto de 2015 em 16:36
  • Glauber Faria diz:

    olá pessoal, será que podem me ajudar? eu fui tolo e com meu notebook novo deixei-o cerca de 3 semanas sem a bateria! agora que li o artigo! ele está fazendo um ruído bem pequeno, mas faz rsrs. Não sei nada sobre computadores, há algum problema? Quando coloquei a bateria (hoje) ela ainda estava com 96%, só para constar. Estou muito receoso…

    12 de agosto de 2015 em 3:32
  • Especialista bringIT diz:

    Olá Luiz Carlos! Esse problema acontece pois acabou a vida útil de sua bateria, devido ao tempo de uso, ela acaba perdendo a capacidade de segurar carga. Caso tenha interesse, de uma olhada em nosso site e a bateria que temos compatível com seu notebook! Segue o link: http://loja.bringit.com.br/catalog/product/view/id/121918. Qualquer dúvida estamos à sua disposição! 😉

    7 de agosto de 2015 em 16:41
  • Luiz Carlos diz:

    Tenho um notebook ACER aspire 5750 4anos, recentemente aparecia uma mensagens pra substituir a bateria. Hoje meu notebook mesmo conectado na tomada não identifica que está carregando e acaba desligando por falta de corrente de energia, quando tiro a bateria ele carrega normalmente mas desliga de forma súbita frequentemente, ele não fica ligado por mais de 5 minutos. O que pode ser?

    7 de agosto de 2015 em 8:39
  • Especialista bringIT diz:

    Olá Micael! Sim, provavelmente sua bateria esteja apresentando defeito, porém pode ser algum problema na fonte também. Para testar o senhor pode retirar a bateria e tentar ligar o notebook somente com a fonte conectada, caso o notebook funcione normalmente o problema está na bateria. Caso tenha interesse, visite nosso site e entre em contato conosco para que possamos procurar a bateria ou fonte compatível para seu notebook! http://loja.bringit.com.br/

    3 de agosto de 2015 em 16:58
  • micael gomes amorim diz:

    olá, meu notebook demora muito pra carregar completamente , cerca de umas 28 horas. eu ligo ele no carregador e não dá nenhum sinal que está carregando mas carrega.o problema é na bateria? tenho que comprar outra? obrigado

    3 de agosto de 2015 em 14:17
  • Especialista bringIT diz:

    Olá Filipe! Sem problemas, você pode usar o seu notebook diretamente na tomada! Qualquer dúvida estamos à disposição! 😉

    31 de julho de 2015 em 16:39
  • Filipe diz:

    Eu tenho um notebook hp, e tipo eu deixo ligado na tomada 24 horas, todo dia, não tiro da tomada, e quando eu vou dormir, eu desligo o not, mas ele continua ligado na tomada ou seja: só desligo ele, mas sem tirar da tomada, isso é errado ? ou eu poço continuar a fazer isso ?

    30 de julho de 2015 em 21:48
  • Especialista bringIT diz:

    Olá Danilo! Sim, é possível utilizar o notebook sem a bateria estar conectada. Porém lembramos que a bateria funciona como um no-break, onde ela evita danos em quedas de luz e também que você perca seus dados caso desconecte de alguma maneira sem querer. Caso tenha interesse em comprar uma bateria nova para seu notebook, entre em contato conosco no atendimento@bringit.com.br ou entre em nosso site loja.bringit.com.br. Estaremos à sua disposição para lhe ajudar! 😉

    7 de julho de 2015 em 13:46
  • André Dinardi diz:

    Obrigado. Ajudou e muito.

    4 de julho de 2015 em 14:20
  • danilo diz:

    Meu notbook é o WIN . Ele só funciona ligado à tomada. A bateria chega aos 100%., mas se eu retirat da tomada ele desliga em poucos segundos. Acho q a bateria estar desgastada. Além disso, ele esquenta muito. Até porque só funciona ligado à tomada. Você acha qie devo retirar a bateria para não esquentar muito ou é melhor deixar a bateria?

    2 de julho de 2015 em 23:16
  • Especialista bringIT diz:

    Olá Fritz! Sim, é possível utilizar o notebook com a bateria removida. Porém não aconselhamos o uso dessa maneira pois a bateria funciona também para não estragar o notebook e manter ele ligado em quedas de luz e outros fatores. Qualquer dúvida estamos à sua disposição! :)

    26 de junho de 2015 em 14:12
  • fritz.a diz:

    A minha bateria é do tipo embutida no notebok cce, posso utilizar o computador removendo ela?

    26 de junho de 2015 em 10:09
  • Especialista bringIT diz:

    Olá Edson! Sim, você pode usar seu notebook diretamente na tomada, basta seguir as orientações do nosso post, ok? :) Continuamos à disposição para dúvidas!

    5 de junho de 2015 em 11:54
  • edson ramos diz:

    comprei um notebook acer
    pode ser usado com ligado direto na bateria

    3 de junho de 2015 em 10:48
  • Especialista bringIT diz:

    Olá Thamiris! Por gentileza leia e siga as dicas do nosso post para saber qual é o melhor procedimento para lidar com uso de energia em baterias de íons de lítio. Continuamos à disposição para demais dúvidas, ok? :)

    29 de maio de 2015 em 16:25
  • Thamiris Pacheco diz:

    Eu gostaria de saber se o notebook da Asus,faz a troca, de bateria para tomada quando carregado completamente. Ou é melhor que eu use ele direto na tomada sem a bateria.. Aguardo resposta.

    25 de maio de 2015 em 20:29
  • Especialista bringIT diz:

    Olá, Vera!
    O ideal é substituir a bateria por uma nova. O mais indicado é que você procure uma assistência técnica de seguração para realizar a troca do componente.
    Estamos à disposição para demais dúvidas, ok? :) Não deixe de curtir nossa página no Facebook.

    19 de maio de 2015 em 9:11
  • vera guedes diz:

    Tenho um pc positivo daqueles q a bateria ñ sai e o meu só funciona se estive ligado na tomada. Se faltar energia por exemplo ele se desliga dentro de minutos. Por favor o q eu faço???

    19 de maio de 2015 em 7:41
  • Especialista bringIT diz:

    Olá, Andréia!
    Indicamos que você tente acessa as configurações novamente. Para acessar, confira o nosso tutorial aqui.
    Estamos à disposição para demais dúvidas, ok? :) Não deixe de curtir nossa página no Facebook.

    11 de maio de 2015 em 9:12
  • Andréia diz:

    Meu Notebook Samsung ATIV Book 2 Intel Core i7 8GB 1TB de uns dias para cá parou de funcionar a bateria. se eu desligo da tomada a fonte alimentadora ele desliga automaticamente. Deve ser algo em configuração? Pois tentei mudar algumas coisas para que pudesse ativar o bip de bateria baixa e não sei se mudei algo

    9 de maio de 2015 em 19:58
  • Especialista bringIT diz:

    Olá, Lenir!
    O ideal é deixá-lo sempre carregar até 80% e descarregá-lo até 20%. Desse jeito você evita que os ciclos se completem mais rápido.
    Confira mais dicas no post :)
    Estamos à disposição para demais dúvidas, ok? :) Não deixe de curtir nossa página no Facebook.

    5 de maio de 2015 em 8:49
  • Lenir diz:

    Comprei recentemente um Samsung Notebook,e gostaria de saber se posso usar ele sempre ligado a tomada ou em q momentos devo ligá-lo a tomada?

    2 de maio de 2015 em 15:32
  • Especialista bringIT diz:

    Olá, Emmanuel!
    Não é necessário retirar a bateria do seu notebook enquanto ele carrega. Os novos notebooks tem um sistema inteligente que identifica quando a carga da bateria está completa.
    Estamos à disposição para demais dúvidas, ok? :) Não deixe de curtir nossa página no Facebook.

    29 de abril de 2015 em 8:57
  • Especialista bringIT diz:

    Olá, Emmanuel!
    Não é necessário retirar a bateria do seu notebook enquanto ele carrega. Os novos notebooks tem um sistema inteligente que identifica quando a carga da bateria está completa.
    .Estamos à disposição para demais dúvidas, ok? :) Não deixe de curtir nossa página no Facebook.

    29 de abril de 2015 em 8:56
  • Emmanuel diz:

    Eu comprei recentemente um inspiron 14 3443, eu queria saber se ele faz essa troca, de bateria para tomada quando carregado completamente. Ou se é melhor que eu use ele direto na tomada sem a bateria.. Obrigado

    28 de abril de 2015 em 10:58
  • Especialista bringIT diz:

    Exatamente, Samuel!
    A maioria dos notebook possui esse sistema inteligente para evitar o superaquecimento do componente (que pode causar o seu desgaste). Estamos à disposição para demais dúvidas, ok? :) Não deixe de curtir nossa página no Facebook.

    27 de abril de 2015 em 8:59

Seu endereço de email não será publicado. Campos obrigatório são marcados *

*