Por que Calibrar a bateria do meu notebook?

calibrar bateriaBateria de íons de lítio (lithium-ion) é um tipo de bateria recarregável muito utilizada em equipamentos eletrônicos portáteis. A bateria é composta por células interligadas, estas células por sua vez executam reações químicas que provêem energia ao equipamento.

A bateria para notebook pode conter variações na quantidade de células internas, normalmente possuem entre 3 e 12 células, quanto mais células internas maior a capacidade de armazenamento de energia a bateria possui.

As células da bateria são muito semelhantes as Pilhas AAA (pilha de controle remoto) em seu formato, possuem forma cilíndrica e são posicionadas de forma que fiquem condicionadas perfeitamente dentro da parte plástica da bateria.

O controle destas células é feito a partir de uma Placa Controladora, esta placa é responsável por informar o sistema operacional (Windows, Linux, MAC OS X, etc.) o quanto ainda resta de carga nas células da bateria. Para calcular a quantidade de energia a placa controladora faz uma média a partir da carga existente em cada célula, o problema deste cálculo é que ele não é exato, em geral a tecnologia aplicada nestas placas atualmente não permite medir a quantidade de energia exata em cada célula individualmente, isto impossibilita passar de forma exata a quantidade de carga existente na bateria.

A partir da média da quantidade de energia presente na bateria a placa controla transmite as informações para o sistema operacional que será responsável por informar aos usuários o quanto tempo ainda resta de bateria em Horas e também em Porcentagem. A Figura 1 ilustra como isto ocorre na bateria.

bateria descalibrada

Figura 1

O motivo da Calibragem

A calibragem da bateria tem como principal objetivo nivelar a carga de cada célula, para que isto aconteça se faz necessário descarregar todas as células totalmente para que todas fiquem com o mesmo nível de energia, desta forma a placa controladora consegue calcular a média de carregamento a partir de 0%, momento em que a bateria não contém energia armazenada.

  • Obs: Antes de efetuar este procedimento o usuário deverá carregar a bateria até 100%. Baterias de íons de lítio não suportam ficar sem energia por muito tempo, este procedimento deverá ser feito apenas na primeira utilização da bateria ou quando a bateria está apresentando falhas em seu funcionamento. Caso a bateria já esteja com mais de 1 ano de via útil este procedimento se torna mais arriscado para ela.

Após efetivar o processo de calibragem a bateria deverá possuir o mesmo nível de energia em todas as células, com as células niveladas em energia a placa controladora poderá fornecer informações exatas sobre a quantidade de energia disposta nas células e então o sistema operacional poderá fazer cálculos para informar ao usuário quanto tempo ainda resta de energia na bateria, este cálculo por sua vez também terá um maior nível de exatidão, evitando que o seu notebook seja desligado mesmo com o sistema operacional exibindo uma quantidade de energia suficiente para manter ligado por mais um determinado tempo.

bateria calibrada

Figura 2

A Figura 2 ilustra como uma bateria ficará após o processo de calibragem, com o nível de energia igual em suas células a placa controladora da bateria transmitirá informações com mais exatidão evitando os diversos problemas decorridos por possuir uma bateria com nível de energia desigual.

Para mais detalhes de Como efetuar a caligragem da bateria você poderá consultar o nosso guia completo sobre bataterias no link abaixo:

Como calibrar a bateria do notebook

 

 

Related Posts Plugin for WordPress, Blogger...

Especialista bringIT

Sobre Especialista bringIT

Especializado em manutenção de notebooks e baterias
Adicionar a favoritos link permanente.
  • Patrocínio bringIT – Soluções para Notebooks