Blog das Baterias

Notícias, Artigos, Tutoriais e Dicas sobre Baterias para Notebook

Blog das Baterias - Notícias, Artigos, Tutoriais e Dicas sobre Baterias para Notebook

Por que Calibrar a bateria do meu notebook?

calibrar bateriaBateria de íons de lítio (lithium-ion) é um tipo de bateria recarregável muito utilizada em equipamentos eletrônicos portáteis. A bateria é composta por células interligadas, estas células por sua vez executam reações químicas que provêem energia ao equipamento.

A bateria para notebook pode conter variações na quantidade de células internas, normalmente possuem entre 3 e 12 células, quanto mais células internas maior a capacidade de armazenamento de energia a bateria possui.

As células da bateria são muito semelhantes as Pilhas AAA (pilha de controle remoto) em seu formato, possuem forma cilíndrica e são posicionadas de forma que fiquem condicionadas perfeitamente dentro da parte plástica da bateria.

O controle destas células é feito a partir de uma Placa Controladora, esta placa é responsável por informar o sistema operacional (Windows, Linux, MAC OS X, etc.) o quanto ainda resta de carga nas células da bateria. Para calcular a quantidade de energia a placa controladora faz uma média a partir da carga existente em cada célula, o problema deste cálculo é que ele não é exato, em geral a tecnologia aplicada nestas placas atualmente não permite medir a quantidade de energia exata em cada célula individualmente, isto impossibilita passar de forma exata a quantidade de carga existente na bateria.

A partir da média da quantidade de energia presente na bateria a placa controla transmite as informações para o sistema operacional que será responsável por informar aos usuários o quanto tempo ainda resta de bateria em Horas e também em Porcentagem. A Figura 1 ilustra como isto ocorre na bateria.

bateria descalibrada

Figura 1

O motivo da Calibragem

A calibragem da bateria tem como principal objetivo nivelar a carga de cada célula, para que isto aconteça se faz necessário descarregar todas as células totalmente para que todas fiquem com o mesmo nível de energia, desta forma a placa controladora consegue calcular a média de carregamento a partir de 0%, momento em que a bateria não contém energia armazenada.

  • Obs: Antes de efetuar este procedimento o usuário deverá carregar a bateria até 100%. Baterias de íons de lítio não suportam ficar sem energia por muito tempo, este procedimento deverá ser feito apenas na primeira utilização da bateria ou quando a bateria está apresentando falhas em seu funcionamento. Caso a bateria já esteja com mais de 1 ano de via útil este procedimento se torna mais arriscado para ela.

Após efetivar o processo de calibragem a bateria deverá possuir o mesmo nível de energia em todas as células, com as células niveladas em energia a placa controladora poderá fornecer informações exatas sobre a quantidade de energia disposta nas células e então o sistema operacional poderá fazer cálculos para informar ao usuário quanto tempo ainda resta de energia na bateria, este cálculo por sua vez também terá um maior nível de exatidão, evitando que o seu notebook seja desligado mesmo com o sistema operacional exibindo uma quantidade de energia suficiente para manter ligado por mais um determinado tempo.

bateria calibrada

Figura 2

A Figura 2 ilustra como uma bateria ficará após o processo de calibragem, com o nível de energia igual em suas células a placa controladora da bateria transmitirá informações com mais exatidão evitando os diversos problemas decorridos por possuir uma bateria com nível de energia desigual.

Para mais detalhes de Como efetuar a caligragem da bateria você poderá consultar o nosso guia completo sobre bataterias no link abaixo:

Como calibrar a bateria do notebook

 

banner precisando de bateria de notebook

 

Related Posts Plugin for WordPress, Blogger...
Categoria: Artigos
  • Camila diz:

    Olá!
    Em relação a segunda dúvida me referi que em um PC se não tiver no break e o mesmo desligar de repente, ao ligar novamente pode vir a correr o risco de ocorrer algum dano. Digite a seguinte frase no google que irá entender o que estou dizendo: desligar pc direto da tomada.

    E em relação ao notebook? Queria saber se ao fazer o processo de calibragem e deixar que a bateria desligue o mesmo, corre-se o risco de ao ligar o note novamente vir a ocorrer algum dano, que nem o que pode vir a ocorrer no PC?

    7 de novembro de 2012 em 21:44
  • bbadmin diz:

    Olá Camila,

    Não há necessidade de deixar ele descarregando sozinho. Se você utilizar ele enquanto faz o descarregamento é até melhor, pois dessa forma o processo ocorrerá mais rápido. Sobre a sua segunda dúvidanão entendemos com clareza, mas acreditamos que sim o processo é o mesmo no sistema. Mas lembre-se, estamos calibrando a bateria do notebook um ítem que os notebooks possuem e os computadores não

    7 de novembro de 2012 em 9:43
  • Camila diz:

    É o primeiro notebook que tenho. Em um notebook novo, quando for fazer a calibragem pela primeira vez, queria saber se durante o processo em que a bateria é descarregada, poderei usar o notebook normalmente? Ou é para deixar o mesmo ligado mas sem mexer? Outra dúvida: quando a bateria é descarregada e o note se desligar, ao religar o mesmo, não seria a mesma coisa em um PC quando falta energia e o mesmo se desliga de repente?

    6 de novembro de 2012 em 23:41
  • bbadmin diz:

    Olá Maria,

    No final deste post que você fez o comentário tem o link para o post especial que ensinamos como fazer: Como calibrar a bateria do meu notebook

    Confira e boa sorte!

    29 de outubro de 2012 em 13:01
  • maria diz:

    como faço para calibrar minha bateria quem poderia me ajudar

    27 de outubro de 2012 em 14:38
  • bbadmin diz:

    Olá Estefany,

    A vida útil da bateria do seu notebook chegou ao fim, tente fazer a calibragem, se não der certo o mais indicado é que você compre uma bateria nova

    6 de outubro de 2012 em 9:01
  • Estefany Cristiny diz:

    Oi tenho um notebook positivo unique a 8 meses, e ele a extamente uns 4 meses atras comesou a desligar sosinho toda hora com a bateria cheia, na metade ou no final ele sempre desliga sosinho, e a maioria das vezes eu ligo logo em seguida e ele desliga novamente, sempre aconteci isso…

    2 de outubro de 2012 em 14:48
  • bbadmin diz:

    Olá Vinicius,

    Pela mensagem que você esta recebendo e pelo tempo de vida do seu notebook, ao que tudo indica a vida útl da sua bateria deve ter chego ao fim. Realizar o processo de calibragem em alguns casos pode amenizar o problema, mas o mais indicado e correto é comprar uma bateria nova mesmo.

    28 de setembro de 2012 em 7:52
  • Vinicius diz:

    Olá pessoal do Blog das Baterias!

    Tenho um problema e preciso de sua ajuda: meu notebook tem mais ou menos 1 ano e 3 meses de vida e hoje liguei ele e na bandeja do sistema estava um X em cima da bateria e com a seguinte mensagem, quando colocamos o mouse em cima: “Considere a substituição da bateria”. Quando clico em cima aparece outra mensagem: “Há um problema com a bateria, portanto o computador pode desligar inesperadamente”. Mas o notebook está funcionando perfeitamente, não desligou inesperadamente nem nada, carrega perfeitamente, apenas descarrega muito rápido, em torno de 20 minutos (a autonomia normal é 2 horas e 10 minutos). Qual será o problema? E no caso de fazer uma calibragem, isso será resolvido? Desde já, obrigado.

    24 de setembro de 2012 em 17:31
  • bbadmin diz:

    Olá Cícero,

    Realizar esse processo em baterias que já tem um certo uso como a sua é arriscado, mas se tudo ocorrer bem podem melhorar consideravelmente sua autonomia e acabar com seus problemas de desligamentos. Cabe a você decidir se vale a pena correr o risco. Boa Sorte!

    19 de setembro de 2012 em 15:34
  • Cícero diz:

    Meu notebook tem um ano e meio de uso e nunca utilizei o processo de calibragem, nem mesmo nos primeiros meses de uso. Agora ele está desligando sozinho com um barulho estranho (parecido com um “click”) quando a carga da bateria chega à uns 20 ou 30%. Gostaria de saber se é recomendado o processo de calibragem e se os riscos desse processo são muito grandes para a bateria.

    18 de setembro de 2012 em 11:16
  • bbadmin diz:

    Olá Larissa,

    Muito estranho ele somente funcionar na tomada. Visto que o período de garantia de um notebook é de pelo menos 6 meses te aconselho a entrar em contato com o fabricante, pois pelo que está parecendo é defeito da bateria mesmo. Sobre carregar até 80% é normal, isso é um programa da Samsung para poupar a vida útil da bateria, conforme o POST

    19 de julho de 2012 em 13:52
  • Larissa diz:

    Olá, comprei um notebook Samsung há menos de 2 meses e agora ele só funciona se estiver na tomada. Quando desconecto, ele desliga.
    No ícone da bateria aparece a mensagem: Nenhuma bateria foi detectada.
    Quando a bateria ainda estava funcionando, ela nunca carregava até 100%. Ficava sempre até 80%, conectada, mas sem carregar.
    O que pode ter acontecido? O que faço?

    18 de julho de 2012 em 20:23
  • bbadmin diz:

    Olá Fabricio,

    Calibrar uma bateria com mais de 1 ano de uso em diante começa a ficar um pouco arriscado, pois pode piorar ainda mais o desgaste.
    Mas caso ache que pode arriscar(sob sua conta), pois em alguns casos tem um pequeno sucesso mais no sentido de a bateria fornecer o valor real de carga e tempo estimado para desligar. Porém recuperar o desgaste é muito pouco provável.

    25 de junho de 2012 em 12:07
  • Fabrício Linhares diz:

    Bom dia

    Adianta calibrar a bateria de um notebook que está com dois anos de uso? Ela ainda segura a carga de 20 minutos.
    Meu notebook é HP-Dv42090BR – Corei5_430M-6GB_RAM-HD_500GB-Win7PRO_x64

    18 de junho de 2012 em 10:29
  • bbadmin diz:

    Olá Cris,

    Se ele só liga com o carregador contectado, é um sinal de que sua bateria simplesmente não está funcionando.
    Neste caso geralmente para resolver é só uma bateria nova mesmo.
    O recomendado é levar para uma avaliação precisa em uma Assistência Técnica especializada para ter toda certeza.

    Boa sorte!

    5 de junho de 2012 em 15:10
  • cris diz:

    Olá, o meu note tem mais de um ano, e agora qdo ele estar sem o carregador, desliga sozinho e para ligar novamente é necessario conectar o carregador. o que fazer ?

    4 de junho de 2012 em 12:13
  • bbadmin diz:

    Olá Luciano,

    Existem algumas possibilidades, uma delas que é a menos provável, é ter alterado nas configurações avançadas das Opções de Energia a função de nível crítico, mas você lembraria disso.

    Outra é que a sua bateria está bem descalibrada, e o valor de 70% apresentado, na realidade é bem menor. Tente fazer o procedimento de calibragem da bateria conforme sugerido, confira o link com mais detalhes: CALIBRAR BATERIA DO NOTEBOOK

    Faça os testes e boa sorte!

    23 de abril de 2012 em 11:36
  • Luciano diz:

    Olá,
    A bateria de meu notebook Acer (6 células), de repente passou a dar um problema estranho, quando chega mais ou menos aos 70% o computador desliga sem aviso prévio. O que poderá ser isso?
    Obrigado

    22 de abril de 2012 em 15:48
  • bbadmin diz:

    Olá Leonardo,
    No seu caso creio que o processo de calibragem não vai resolver, uma bateria que não aguenta mais que 5 minutos ligada está com um nível de desgaste muito elevado.

    Mas para sua infomação o processo de como calibrar esta neste post: Como calibrar a bateria do notebook

    Creio que terá que comprar uma bateria nova!

    11 de abril de 2012 em 17:28
  • leonardo henrique candido cachapuz diz:

    boa tarde gostaria de saber como se calibra a carga da bateria porque a minha fica 5 minutos ligada depois se esgota ate desligando o aparelho tendo que carregar o aparelho dinovo oque da p fazer.

    9 de abril de 2012 em 13:58
  • bbadmin diz:

    Bom dia Ylaah,

    Uma bateria com 5 meses SEM atividade é extremamente prejudicicial para a bateria, ou seja, provavelmente ela se danificou pela falta de uso/atividade.
    Deixar a bateria sem uso por mais de 15 dias já começa a ser prejudicial.

    No seu caso creio que só comprando uma bateria de notebook nova.

    9 de abril de 2012 em 10:23
  • ylaah diz:

    Olá.
    Eu fiquei muito tempo sem usar o meu netbook, tipo, uns 5 meses, porque ele tava com a tela trincada. Agora que concertei a tela, o problema é com a bateria, o net não tá ligando se não estiver com o carregador conectado, e quando eu tiro o carregador, imediatamente ele desliga. O que eu posso fazer quanto a isso? Obrigada.

    5 de abril de 2012 em 0:16
  • bbadmin diz:

    Olá VovoKrall,
    O desgaste vai acontecendo mesmo, e a calibragem pode ajudar a recuperar um pouco o desnível!
    A calibragem tem os seus riscos mas acredito que no seu caso dá para tentar sim!

    Boa sorte!

    7 de março de 2012 em 14:37
  • VovoKrall diz:

    Bom dia,

    tenho um notebook ACER e percebi que de uns meses pra cá a bateria (6 células) tem durado muito menos tempo do que na época que o comprei, funcionando por pouco mais de 1h (perdendo uns 5% a cada 3 minutos no modo economia de energia e brilho mínimo da tela). O notebook vai fazer um ano no meio de abril, e gostaria de saber se vale a pena calibrar a bateria, lembrando que nunca fiz esse procedimento no mesmo.

    5 de março de 2012 em 11:06
  • bbadmin diz:

    Olá, Alcides Bezerra!
    Sim, recomendo que faça a calibração, pelo seguinte motivo: A sua bateria pode estar com 100% de carga, mas a placa controladora está exibindo os 63% porque as células estão desniveladas, logo, a placa controladora fica confusa. Faça a calibração.

    A respeito desse problema da “conectada mas sem carregar”, conheço um post muito bom que explica a respeito desse problema: “Bateria do Notebook – Conectada, mas sem carregar – O que significa esta mensagem?” – http://blogbringit.com.br/duvidas-frequentes/bateria-do-notebook-conectada-mas-sem-carregar-o-que-significa-esta-mensagem/

    Até mais e boa sorte!

    2 de fevereiro de 2012 em 13:31
  • Alcides Bezerra diz:

    Usava uma bateria de 6 celulas anteriormente em meu notebook hp, aí ela se desgastou e me foi indicado comprar uma outra. Comprei uma outra bateria compativel de 12 celulas e deixei a noite carregando, quando fui ligar o SO indicou que ela estava em 63% de carga e que estava conectada sem carregar. O que pode ser? pq não chega aos 100% e será que calibrando mesmo em 63% da carga resolverá meu problema?

    Aguardo resposta….

    31 de janeiro de 2012 em 22:15
  • bbadmin diz:

    Bom dia Sidnir,
    Variações em níveis de hora e desgaste são comuns sim de programas para outros.
    Bateiras acabam vindo da loja com um pequeno desgaste, pois como falamos de baterias falamos de elementeos químicos, estes tem variações (mas não considere isto um problema)
    O Nível indicando não parece bom, mas com certeza com a calibragem isso vai melhorar. faça 3 vezes a calibragem conforme indicado para uma bateria nova!

    Este informação do manual só estará correta se for relacionado a fazer a calibragem, uma coisa esperádica, no dia a dia deve se manter um nível médido de carga sempre, ou usar sempre na tomada.
    O que você deve cuidar é jamais ficar “zerando” a bateria constantemente, (isto é prejudicial)

    Faça a calibragem e boa sorte!

    3 de janeiro de 2012 em 10:15
  • Sidnir diz:

    Ah se possivel envie resposta por e-mail tb! abraço,

    31 de dezembro de 2011 em 16:49
  • Sidnir diz:

    olá, comprei meu notebook a + ou – um mês e meio e não fiz o processo de calibragem, baixei o batery bar e ele já mostra um desgaste de 8,4% esse valor está elevado? Esse programa é confiavel? pq o windows mostra a partir de 3H disponivel para usar já esse program mostra somente 2:10h.
    Devo fazer a calibragem do meu notebook?
    quanto ao processo de carga e desgarga o manual sugere carregar e descarregar completamente a bateria, porém já ouvi falar que esse processo reduz a vida util da bateria o que devo fazer no processo de carga e descarga para aumentar a vida util da bateria?
    Espero q vc possa responder todas minhas duvidas, agradeço desde já!

    31 de dezembro de 2011 em 16:47
  • bbadmin diz:

    Bom dia Paulo,

    Vamos as suas perguntas:
    1º Sim, deve fazer a calibragem por 3 vezes nos primeiros usos
    2º e 3º Pode sim usar direto na tomada, tirar a bateria é uma opção que exige alguns cuidados. confira este post que tem todas as dicas sobre o uso e conservação sem a bateria: Posso usar notebook direto na tomada?

    26 de dezembro de 2011 em 8:58
  • Paulo diz:

    Olá Boa Noite,
    Comprei um notebook XPS 15 com bateria de 9 células e gostaria de esclarecer umas dúvidas.
    1º Tenho que fazer a calibragem no primeiro uso ?
    2º Gostaria de usar ele direto na tomada, mas devo ou não tirar a bateria ?
    3º Se eu puder usar na tomada como proceder para conservar a bateria e quantas vezes devo recarrega-la ao mês ?

    Obrigado pela atenção!!!

    23 de dezembro de 2011 em 22:30
  • bbadmin diz:

    Olá Cleber,

    No seu caso parece que a bateria está com desgaste, isto pode ser natural e pode ter ocorrido algum defeito de fabrica ou pelo uso.
    É difícil saber, mas com 1 ano a bateria já não vai ser a mesma.

    A calibragem pode ajudar, mas pelo que você descreveu não será muito.
    No seu caso parece ser só bateria nova mesmo a solução!

    19 de dezembro de 2011 em 14:22
  • Cleber diz:

    Boa Noite !
    Então comprei meu notebook positivo unique mais ou menos 1 ano eu acho ou menos , ele desde do dia que a comprei esta descaregando muito rapiida ,
    exemplo : carrego ele fika 100% carregada certo , mas passa 10 minutos até menos ele ja fica descarregado ,
    Pofavor me ajudem a resolver isso , e si eu fazer a calibragem ela vouta a segurar mas caraga por mais tempo . obg a todos

    16 de dezembro de 2011 em 20:21
  • bbadmin diz:

    Olá Sergio,
    Não tem problema fazer o procedimento de calibragem mesmo, passando algumas semanas, faça 3 vezes como o indicado para os primeiros usos.
    Quanto a conservar a bateria recomendo que leia os demais posts do nosso blog, ainda não são muitos e praticamente todos eles trazem dicas para melhor utilizar.
    Mas no fundo a regra é usar a sua bateria, afinal você comprou o equipamento para ser usado! ok ;-)

    27 de setembro de 2011 em 9:44
  • Sergio diz:

    Boa tarde!
    Comprei um notebook hp g42-433br, ja faz mais ou menos umas 2 semanas e não fiz esse procedimento, tem algum risco eu fazer isso agora???
    e como faço para conservar minha bateria???
    obrigado!!!

    26 de setembro de 2011 em 16:17
  • bbadmin diz:

    Olá Luciano,

    Quando se faz o processo de calibragem com baterias com 1 ou mais anos uso, isto vai significar que provavelmente ela já tenha consumido boa parte dos cliclos de carga úteis.
    Ao realizar este processo, e deixá-la a 0% e depois carregá-la novamente a 100% exige muito da capacidade de uma bateria, por isso já não é indicado fazer frequentemente, mas com o passar de um longo tempo, isto pode surgir efeitos negativos ao invés de positivos.
    Mas trata-se de uma recomendação, pois em alguns casos o procedimento pode até ajudar. O risco existe, mas também não é tão grande/ garantido.

    Quando ao uso do software, é bem provável que o valor seja confiável sim, pela idade da bateria o desgaste acontece naturalmente, é um valor relativamente médio. Se tiver dúvidas recomendo fazer o mesmo procedimento através de outros softwares com o Everest, para servir de “tira-teima”.

    Boa sorte!

    10 de agosto de 2011 em 17:55
  • luciano diz:

    Porque calibrar a bateria com mais de um ano é arriscado?
    Uso o hwmonitor para monitorar as temperaturas, ele também mostra a porcentagem de desgaste da bateria, está em 33% com um ano e meio de uso. Será que esse valor é confiável?
    Se for, 33% para um ano e meio de uso é um bom valor?

    7 de agosto de 2011 em 19:18
  • bbadmin diz:

    Olá Reynaldo,

    Conforme respondido na outra pergunta, você pode usar normalmente o notebook, mas já ligue na tomada imediatamente e após carregar os 100% inicie o procedimento de calibragem e repita por 3 vezes.

    Boa sorte!

    26 de maio de 2011 em 10:59
  • Reynaldo diz:

    Eu tenho que calibra minha bateria antes mesmo de usa-la pela a primeira vez???
    Você pode me explicar como é esse procedimento?

    26 de maio de 2011 em 9:33

Seu endereço de email não será publicado. Campos obrigatório são marcados *

*