Blog das Baterias

Noticias, Artigos, Tutoriais e Dicas sobre Baterias para Notebook

Blog das Baterias - Noticias, Artigos, Tutoriais e Dicas sobre Baterias para Notebook

Fonte Universal x Fonte Compatível – Qual a melhor opção?

Fonte-Universal-X-Fonte-Compatível

Você já cometeu a incrível façanha de colocar um equipamento 127V em uma tomada 220V? Bem-vindo ao clube, pois eu mesmo já queimei um carregador de pilhas. Foi um dos primeiro modelos lançados!

Mas vamos falar aqui sobre fonte de notebook.

O ser humano, mesmo quando é muito cuidadoso, é passível de erro. Por isso, devemos tomar o máximo de cuidado quando tratamos de equipamentos elétricos. A nossa maior preocupação com esses equipamentos é, justamente, a Tensão, também conhecida no popular, como Voltagem.

A maioria dos equipamentos eletrônicos atuais não possuem mais o seletor de entrada de tensão, pois eles identificam a tensão na entrada, ou seja, a entrada é automática. Porém, na saída, a coisa não é a mesma. É sobre essa questão que iremos abordar agora.

Nos notebooks, a tensão de entrada pode variar de acordo com cada marca. Alguns com entradas variando de 12V até 22V. Essa é a questão mais importante a ser observada na hora da compra de uma fonte para notebook, caso você precise substituí-la por qualquer razão que seja.

Fonte Universal

Existem uma grande variedade de fontes universais para notebook no mercado, porém, essas fontes tem que oferecer diversas opções de tensão na saída, e em alguns casos não é oferecida a tensão exata que o seu notebook precisa. A regulagem mais comum nessas fontes universais é feita através do pino, por exemplo:

carregador fonte para notebook

Conforme a imagem acima, podemos observar que em cada pino tem gravado o valor da tensão, ou seja, é o pino quem informa para a fonte, quantos volts ela deve fornecer ao aparelho, logo, se o seu notebook trabalha com 18,5V e o pino compatível de uma determinada fonte universal fornecer 20V, você se depara com um problema sério.

De início, o seu equipamento pode funcionar, mas a médio ou longo prazo você terá algum problema ou com a sua fonte, ou ainda pior, provavelmente com o seu notebook, que poderá apresentar um desempenho anômalo ou até mesmo ter a sua fonte interna danificada, pois o equipamento que deveria trabalhar em 18,5V esta sendo alimentado por 20V.

Porém, se o seu produto for compatível com a fonte, ou seja, tiver a tensão correta de acordo com pino correto, este equipamento pode ser usado sem problema nenhum, desde que observados os demais criterios de compatibilidade.

Fonte Compatível (Paralelas)

Existem também no mercado, além das fontes originais, que muitas vezes são caras, as fontes universais, como vimos acima, e também as fontes compatíveis, também conhecidas como fontes paralelas, que em muitos dos casos são opções muito interessantes de compra.

A fonte compatível ou fonte paralela é uma fonte baseada no modelo original de um determinado produto oferecendo, na maioria vezes, exatamente as mesmas especificações técnicas de uma fonte original, tanto de tensão, corrente como principalmente o pino, por um preço muito mais atraente.

Algumas dessas fontes são tão boas quanto as fontes originais, e tem um preço muito parecido com os das fontes universais, porém oferecem exatamente as mesmas especificações indicadas pelo fabricante do seu notebook.

Conclusão

Concluindo: se você estiver com dúvidas sobre qual produto comprar, sempre siga as especificações do fabricante do seu notebook, dando preferência para uma fonte compatível/paralela que é totalmente equivalente a original do fabricante, evitando assim maiores despezas ou danos ao seu produto.

Escrito por Fernando Pionteke

 

banner fonte notebook

Related Posts Plugin for WordPress, Blogger...
Categoria: Artigos
  • Especialista BringIT diz:

    Olá, Pedro Leon!

    Agradecemos pela sugestão. Nós temos uma comunidade no Google Plus, deixe sua opinião ou uma pergunta para que possamos iniciar um debate.
    Acesse nossa página e participe Comunidade bringIT .

    16 de junho de 2014 em 11:44
  • Pedro de Leon diz:

    Devido a essas balelas eletronicas varios packs de bateria e os circuitos de controle de carga dos mesmos estão indo pro saco.
    NÃO Existe saida de fonte de alimentação que identifique qual a tensão nescessaria pela carga, voce pode até utilizar por algum tempo, mas se a voltagem fornecida for maior que a nescessaria vai queimar ou viciar aos poucos baterias que não estariam sujeitas a este efeito, porque voces não levam este problema para a sala de aula, e fazem um debate

    12 de junho de 2014 em 13:03
  • Especialista BringIT diz:

    Olá, Zé!

    Realmente o pino não tem relação direta com a voltagem. No caso específico do pino usado como exemplo, o componente tem gravado o valor, por isso deu a entender que o pino seria responsável pela voltagem. Agradecemos o aviso.Vamos especificar melhor no texto :) .

    19 de março de 2014 em 8:36
  • diz:

    Ocorreu um grave equívoco nesse post. O pino não tem relação direta com a tensão (voltagem). Mesmo que o pino seja diferente, você pode colocar um pino de 20v, mas alterar a tensão para 18v no seletor e seu equipamento vai funcionar perfeitamente.

    16 de março de 2014 em 19:30
  • Especialista BringIT diz:

    Olá, Giovanni!

    Se a amperagem fornecida pela fonte por maior do que o requisitado pelo notebook, o produto funcionará normalmente. Você verificou se a tensão (v) é compatível?
    Pode ser que que resetar a bios adiante sim. Para realizar esse procedimento de modo seguro, o mais indicado é acessar o site do suporte da marca fabricante e seguir o passo a passo.

    11 de novembro de 2013 em 12:12
  • giovanni diz:

    tenho um acer aspire esqueci meu carregador, tava precisando usar o pc logo enventei de tentar funcionar o notebook com um fonte universal, mas não reparei as amperagens a da fonte que era de 4 a 5 e a do note é 3,62 tentei ligar a fonte universal, mas o pc n fucionou pelo carregador universal passei o fds usando a bateria do note. Voltei para casa hj e quando ligo a minha fonte original no note ela corta e n da carga de bateria nem energia para ligar . Será que quemei a estrada de energia do pc ? se eu tirar a bateria interna do pc e resetar a bios volta ao normal? não quero levar a assistência pois vão dar diagnosticos imprecisos e cobrar por coisas a mais .

    10 de novembro de 2013 em 23:25
  • Especialista BringIT diz:

    Olá, André!

    Essa diferença na entrada (INPUT) da sua fonte antiga origina não fará diferença na compatibilidade com o seu notebook.
    Essa diferença se da unicamente pelo aproveitamento da energia consumida pela fonte. A fonte compatível por consumir uma corrente um pouco menor (1.5A ao invés de 1.6A) tem um aproveitamento melhor da energia consumida.Contudo, a energia fornecida ao seu notebook, é exatamente igual, no caso 19V, 3,42A.

    8 de novembro de 2013 em 13:14
  • André diz:

    Olá, eu tenho um notebook acer e comprei uma fonte compativel, pois a minha original estragou, então agora vendo esse texto fiquei com uma duvida:

    A minha fonte original é:

    Input: 100-240 V 50-60 hz 1.6A (1,6A)

    Output: 19V 3.42A (3,42A)

    E a compativel é:

    Imput: 100-240 V 50-60 Hz 1.5A (1,5A)

    Output: 19V 3.42A (3,42A)

    Será que posso estragar meu notebook ou queimar? a única diferença é a amperagem de input, que a original é 1,6A e a compativel é 1,5A pode dar algum problema?
    Lembrando que meu notebook está funcionando perfeitamente com a fonte compativel, obrigado.

    7 de novembro de 2013 em 11:46
  • Especialista BringIT diz:

    Olá Michel,

    Se a Amperagem fornecida pela fonte for maior do que o requisitado pelo notebook, o produto funcionará corretamente,

    porém se a Amperagem da fonte for menor que a requisitada pelo notebook (informação contida no input de seu notebook), poderão ocorrer danos à sua fonte ou mau funcionamento do equipamento.

    23 de agosto de 2013 em 9:04
  • Michel Goulart Stefanes diz:

    Olá, recentemente comprei um novo carregador para meu notebook LENOVO, pois perdi a original, as especificações no note diz assim:
    entrada: 20V – 3.25A

    O carregador novo que comprei diz assim:
    output: 19V – 3.42A

    estou na dúvida pois não sei se pode queimar o conector, pode me ajudar?

    21 de agosto de 2013 em 22:53
  • Especialista BringIT diz:

    Olá Brenno,

    Esse é um dos problemas das fontes universais, como não são específicas para cada notebook problemas de voltagem e amperagem podem ocorrer

    3 de julho de 2013 em 8:35
  • brenno diz:

    eu tenho uma fonte de notebook universal da marca mox e éla fica esquentando muito ao ponto de feder cheiro de queimado

    2 de julho de 2013 em 23:38
  • Especialista BringIT diz:

    Olá Isabela,

    Infelizmente não sabemos essa informação, consulte a loja que você comprou o produto ou o fabricante do seu produto

    27 de junho de 2013 em 8:59
  • Isabella diz:

    o pino do meu carregador universal está escrito “H” eu devo colocar no carregado quantos volts

    26 de junho de 2013 em 17:00
  • Especialista BringIT diz:

    Olá Fernando,
    Esta parte realmente merece cuidados, pois pode ocorrer de ter queimado ou danificado a parte do gerenciamento de energia da placa mãe do notebook.
    Não quer dizer que perdeu seu notebook, mas um reparo nesta peça vai te gerar um certo custo. O ideal é levar para uma assistência técnica especializada faça a avaliação correta.
    Boa sorte!

    20 de maio de 2013 em 15:04
  • Fernando diz:

    Eu comprei uma fonte universal e liguei no notebook sem regular a tensão de saida. Agora nenhuma outra fonte funciona no notebook (peguei uma emprestada) e ele liga e fica reiniciando. O que pode ter queimado ? Perda total ?

    Grato

    20 de maio de 2013 em 14:53
  • Especialista BringIT diz:

    Guilherme,

    Isso mesmo, o imputd da Tomada é Bivolt Universal para todos. O esquema de 2A está relacionado a espessura do plug da tomada, onde algumas tomadas são mais finas e ele não vai encaixar. Em alguns casos existem adaptadores, porém eles nunca são recomendados. Aí entra na questão do podrão do plug (novo padrão brasileiro de plugs e tomadas).

    15 de maio de 2013 em 9:02
  • Guilherme diz:

    sim, isso eu entendi, que o input é o padrao de 100 240, que todos são assim, só que alem desse 100 240V tem 2A, e todas as fontes que encontrei são 1.5A.. entao o que importa no input é esse 100 240 que é tudo igual né?e esse 2A não importa né? estou certo? desculpa a insistência hahaha

    11 de maio de 2013 em 21:16

Seu endereço de email não será publicado. Campos obrigatório são marcados *

*