Blog das Baterias

Notícias, Artigos, Tutoriais e Dicas sobre Baterias para Notebook

Blog das Baterias - Notícias, Artigos, Tutoriais e Dicas sobre Baterias para Notebook

Como consertar bateria de notebook

como consertar de bateria de notebookRecebemos constantemente aqui no blog muitas perguntas referentes à como consertar ou recuperar a capacidade de carga de uma bateria de notebook.

Conforme já citamos em alguns posts anteriores, primeiramente, precisamos explicar um pouco sobre o desgaste da mesma.

O aparecimento de uma pequena porcentagem de desgaste em baterias com mais de 1 ou 2 anos de uso é considerado relativamente normal para a maioria dos modelos, principalmente quando se tem um uso intenso ou até mesmo errado da bateria. (saiba mais sobre uso errado da bateria aqui).
A tendência é ter sempre ocorrer um maior desgaste do produto com o passar do tempo, pois bateria é um tipo de artigo que não dura para sempre, fique ciente disso!

Em média, baterias de Lítio duram cerca de 300 a 500 ciclos de carga. Tudo depende da marca e modelo desta bateria, do consumo do notebook e da forma com ela está sendo utilizada.

Existem casos em que a bateria fica apenas descalibrada e passa a ter um tempo de descarga maior ou a indicar o tempo de duração em horas de forma errada. Para este tipo de situação existe o procedimento de Calibrar a Bateria do Notebook. (Saiba mais sobre calibrar a bateria do notebook aqui).

Agora que você entendeu que as baterias sofrem o chamado desgaste natural, vamos falar um pouco sobre consertar.

Conserto da bateria de Notebook

Se você já pesquisou em outros sites ou fóruns de discussões é provável que tenha visto sobre duas possibilidades de conserto de bateria:

Colocar a bateria no congelador (CUIDADO!)

Queremos deixar claro que NÃO indicamos este tipo de ação!

bateria notebook no congeladorEste é um tipo de crença popular, onde muitos juram que colocando sua bateria no freezer por algumas horas ou dias, depois de a embalar em camadas de jornal ou plástico recuperam parte da duração de carga da bateria.

Alguns chamam de processo de “Ressucitar a bateria”, porém é um método que pode gerar muitos riscos, o principal dele é o da umidade que pode danificar os circuitos internos da placa lógica da bateria, podendo oxidar (enferrujar) sua parte interna ou também seus pinos conectores.

Fabricantes de baterias recomendam que baterias sejam acondicionadas em temperaturas entre 15ºC a 20ºC graus célsius. Nunca abaixo de 5ºC graus e nem acima de 25ºC graus. Ou seja o procedimento vai contra as indicações.

Nos relatos, alguns afirmam que deram certo para baterias que não seguravam nenhuma carga e passaram a durar um tempo considerável.

Se por acaso você tem uma bateria que está totalmente inutilizada e quer arriscar, tome todos os cuidados necessários e tenha consciência dos riscos envolvidos.

As chances de sucesso com um procedimento deste nível é muito baixo.

 

Troca de Células internas

 

Outro possível método para recuperar uma bateria desgastada é a troca das células internas que são similares a pilhas de controle remoto (porém tem suas particularidades, não pense em usar uma pilha comum).

Seconserto de bateria de notebook você tem uma boa de experiência com eletrônica, teoricamente seria uma ação simples, desmontar a carcaça da bateria, retirar a células antigas, substituir pelas novas, soldar o que for necessário e encaixar tudo, porém existem algumas complicações e ricos. Vamos listar a seguir:

Complicadores e Riscos da troca de células da bateria de notebook:

  • Risco de Explosão de células

Sem o devido cuidado, como choques, superaquecimento ou uma possível inversão na ligação de polos de energia podem levar a acidentes como a explosão das células, que além de danificar a peça podem gerar queimaduras e ferimentos em seu corpo.

  • Encontrar a célula nova e compatível não vai ser fácil

Você não vai encontrar muito facilmente um lugar para comprar células de baterias de notebook no Brasil. Importar pode ser uma alternativa se entender o assunto, porém alguns problemas podem ser enfrentados como: o risco de comprar o produto incompatível, com mesma voltagem, o longo prazo de envio, pagamento em dólar, risco de comprar peças usadas, sem garantia entre outros complicadores.

  • O defeito está na Placa lógica, não nas células

O problema pode estar além das células. Em alguns casos a placa lógica pode ter apresentado defeito. Encontrar, trocar ou consertar esta peça será um grande complicador.

Bateria de notebook aberta exemplo

Exemplo de bateria de notebook aberta

  •   Os softwares / drivers internos que não reconhecem novas células

Todas as baterias possuem nesta placa lógica interna um pequeno programa que informa o nível de carga para o notebook. Para muitos modelos este programa é responsável também pelo reconhecimento da bateria pelo equipamento, sem este ela não funcionaria. Existem casos que uma mudança ou retirada das células originais pode dar um “reset” ou corromper este software, inutilizando a bateria.

Na placa lógica também existem sistemas de segurança que armazenam as informações sobre as células em um chip de memória não-volátil e podem bloquear a carga da bateria caso elas sejam substituídas.

  • Danificar a placa lógica no procedimento

A placa lógica é uma parte sensível, em alguns modelos mais que outros, ao montar e desmontar, ou ao trocar soldas e afins, o risco de causar um dano irreparável é grande.

bateria de notebook placa lógica

Placa lógica e Células da bateria aberta

Conclusão:

Assim com um fabricante, não indicamos nenhum dos procedimentos de reparo citados, os dois métodos não trazem nenhum tipo de garantia de funcionamento a aumentam as chances de agravar o problema. Porém, como estudamos em alguns casos na internet e em conversas com usuários de notebooks é possível realizar esses consertos, porém o processo do conserto é difícil e pode danificar outros componentes do notebook e os resultados obtidos são incertos. Cabe ao usuário ver se o risco vale a pena.

Nossa indicação é que, ao constatar que sua bateria está a um nível de desgaste muito alto, o melhor a fazer é comprar uma bateria nova, com procedência e garantia nacional.

A loja BringIT é especializada em Baterias de Notebook no Brasil e oferecer para alguns modelos opções de longa duração, ou seja, versões de baterias com mais capacidade que a normal. Confira mais detalhes em: www.bringit.com.br e encontre o seu modelo.

Compre bateria para notebook aqui

 

 

Related Posts Plugin for WordPress, Blogger...
Categoria: Artigos
  • Especialista bringIT diz:

    Olá, Ivan!

    Segundo os dados que você passou sim!O que influencia no rendimento da bateria é o mAH, que nesse caso é maior na nova bateria.
    Para entender melhor o assunto, acesse o post O que é mAh? O que isso influencia na capacidade da minha bateria?.
    Para conferir mais dicas sobre notebook e tecnologia, confira nossa página no Facebook :)

    22 de dezembro de 2014 em 10:41
  • IVAN RODCZ diz:

    Olá ! Gostaría de saber se posso substituir as células da bateria do notebook.
    As células originais tem as seguintes especificações :
    Model : SONY SF US18650GR
    Norminal Capacity : 2200mAh
    Nominal Voltage : 3.788 V
    Se eu substituir por estas com as seguintes especificações, vai aumentar o desempenho ?
    Tipo: Li-Ion
    Capacidade nominal: 6000mAh
    Número modelo:SJ 18650
    Tensão nominal: 3.7V
    Aguardo sua resposta.
    Muito obrigado.

    21 de dezembro de 2014 em 15:08
  • Especialista bringIT diz:

    Olá, Sérgio!
    Temos um post bem legal com algumas dicas de notebooks com bom desempenho mas que pesam pouco no seu bolso. Confira aqui!.
    Para acompanhar mais dicas sobre notebook e tecnologia, siga a nossa página no Facebook :)

    20 de novembro de 2014 em 15:03
  • sergio Manuel diz:

    gostaria emenso de faser parte de um blog q abordasem questoes do genero..ou seja tudo sobre computador.podem me indicar algum?

    20 de novembro de 2014 em 11:29
  • Especialista bringIT diz:

    Olá, Marks!

    Exatamente, Marks! É possível esfriar a temperatura do notebok e depois “esquentá-lo novamente” para conseguir recuperar pelo menos um pouco da capacidade de carga elétrica.
    Preparamos um post que explicando o processo. Lembrando que não é garantido que a bateria voltará a funcionar, mas não custa tentar. Confira aqui. Para conferir mais dicas sobre notebook e tecnologia, siga a gente no Facebook

    17 de novembro de 2014 em 15:17
  • Marks diz:

    Colocar a bateria na geladeira e melhorar o desempenho é mito. O que acontece é uma diminuição da resistência interna temporariamente devido à redução temperatura. Quando voltar às condições normais de operação tudo volta ao normal. Ou seja, não existe um efeito permanente caudado pela redução da temperatura.

    14 de novembro de 2014 em 9:50
  • Especialista BringIT diz:

    Olá, Josema!
    Esse procedimento é totalmente inviável devido ao seu alto custo de operação e perda de qualidade e garantia da peça, portanto o mais indicado é que você entre em contato com o suporte da marca e relatar o problema o quanto antes. Esperamos ter te ajudado. Para conferir mais dicas sobre notebook e tecnologia, nos siga no Facebook :)

    20 de junho de 2014 em 10:33
  • Josema diz:

    Comprei pela internete no site da dell uma nova bateria com mais células tudo de acordo com especificações do meu pc. dell,porém a conexão não deu certo. Gostaria de saber se é possível trocar as células novas para a caixa original do meu pc..pois as originais estão gastas.

    18 de junho de 2014 em 11:46
  • Especialista BringIT diz:

    Olá, Silmara!

    Sem saber o conteúdo da mensagem não temos como te ajudar =/. Isso pode ser problema de algum componente interno (placa mãe) ou talvez seja necessário formatar o notebook.
    Indicamos que você procure uma assistência técnica especializada e relate o problema. Esperamos ter te ajudado. Para conferir mais dicas sobre notebook e tecnologia, você pode curtir a nossa página no Facebook.

    13 de maio de 2014 em 13:45
  • Especialista BringIT diz:

    Olá, Adilson!
    Agradecemos pelo seu contato conosco. A re-programação dessa placa é possível, no entanto é preciso ter as ferramentas e conhecimento técnico específico para realizar o procedimento
    Nesse caso, o mais indicado é adquirir um nova bateria, com novas células. Esperamos ter te ajudado.Para conferir mais dicas sobre notebook e tecnologia, você pode curtir a nossa página no Facebook.

    12 de maio de 2014 em 17:17
  • Silmara Ramos diz:

    Meu not ao ligar aparece uma mensagem e não abre o que fazer

    12 de maio de 2014 em 10:54
  • Adilson diz:

    Olá! Sou técnico eletrônico já há um bom tempo, mas, estou fazendo experiência nova com uma bateria de notebook. Estou com um not que, quando a bateria ainda está acusando carga de 70 por cento, o not desliga-se e quando tento reinicia-lo, a bateria esta sem carga nenhuma. Então eu ligo a fonte e começa a carregar acusando 5 por cento. Consegui cápsulas novas e troquei-as. Conclusão, mesmo assim está acontecendo o mesmo problema. Ele carrega-se muito rápido (ou está mentindo que está carregado). Acredito ser uma falha da placa lógica! Pergunta: Acha que consigo fazer com que essa placa volte a fazer a carga e a leitura corretamente?

    12 de maio de 2014 em 1:22
  • Especialista BringIT diz:

    Olá, Carlos!

    Existem vários procedimentos caseiros para “consertar” a bateria, mas infelizmente ainda não existe nenhum teste que realmente comprove a eficácia deles. No seu caso, felizmente, não aconteceu nada com a bateria, pois o rendimento dela só melhorou. Mas, conforme você mesmo mencionou, isso pode danificar a composição da bateria, deixando inutilizável.
    Ficamos contentes em saber que a sua bateria está funcionando normalmente :)

    Obs: Lembrando que esse procedimento não é recomendado. Para te ajudar na manutenção da próxima bateria, indicamos a leitura do post 6 mitos sobre bateria – Saiba como aumentar a sua vida útil!.

    22 de abril de 2014 em 10:04
  • Carlos diz:

    Realmente o fato de vc congelar a bateria, no meu caso, funcionou. Eu comprei uma bateria nova e fiz o procedimento de carga e descarga por 3 vezes antes de guarda-la com 40% da carga. Eu uso o note em cima da mesa fixo e por isso o deixo sempre ligado ao caregador/fonte. Deixei a bateria guardada por alguns meses e quando fui usá-la, o note só ficava 5 minutos ligado e também carregava muito rápido. Conclusão: depois de congelar (em frostfree bem lacrada) e deixar um dia descongelando, eu fiz novamente 3 vezes o procedimento de carga/descarga e agora ela fica o tempo de quando nova(antes de congelar eu tinha feito tal procedimento sem sucesso). Talvez o congelamento perca alguma informação de data ou outra informação qualquer do chip ou a própria célula muda algo quimicamente, não sei, só sei que ela voltou a funcionar. Tem que testar numa bateria que esteja quase esgotada pra ver se funciona. Eu arrisquei porque me deu raiva só de pensar em perder os 250 Reais que paguei e nem usei…Boa sorte a todos!

    17 de abril de 2014 em 23:30
  • Especialista BringIT diz:

    Olá, Daniel!

    A bateria chega a carregar um pouco ou não apresenta nenhum sinal? Caso o componente apresente apenas falhas de funcionamento pode ser que calibrando as células da bateria, o funcionamento dela melhore. Saiba como calibrar aqui. Caso ela não volte a funcionar, infelizmente não há o que fazer. Caso o seu notebook esteja na garantia, acione-a assim que possível. Esperamos ter te ajudado :)

    20 de março de 2014 em 10:28
  • Daniel diz:

    Deixei meu notebook novo desligado por 4 meses, quando o liguei novamente a bateria havia descarregado e não carrega.
    Existe alguma possibilidade de ser recuperada?

    Obrigado.

    Daniel

    19 de março de 2014 em 22:30
  • Especialista BringIT diz:

    Olá, Thomas!

    Isso pode estar acontecendo por diferentes motivos. Um deles é que o seu notebook pode não estar reconhecendo a bateria, por isso o problema no carregamento. Nesse caso, indicamos a atualização da BIOS . Você deve fazer a busca por essa atualização no site de suporte do fabricante do seu notebook. A sua bateria pode estar com um nível de desgaste alto também. Saiba como conferir isso utilizando o programa BatteryCare

    Obs:A atualização de BIOS é um processo arriscado, em que somente um profissional qualificado está apto a realizar o procedimento com segurança.

    10 de março de 2014 em 9:08

Seu endereço de email não será publicado. Campos obrigatório são marcados *

*