Blog das Baterias

Noticias, Artigos, Tutoriais e Dicas sobre Baterias para Notebook

Blog das Baterias - Noticias, Artigos, Tutoriais e Dicas sobre Baterias para Notebook

Bateria do Notebook Samsung carrega só até 80%, o que fazer?

bateria samsung

É comum nos notebooks da Samsung aparecer uma mensagem informando  sobre a bateria enquanto está sendo utilizada, ela solicita que seja escolhida uma opção para melhorar a performance ou aumentar a vida útil da bateria.

Normalmente todos aceitam essa opção sugerida, mas ela passa a permitir que a bateria do Notebook Samsung carregue somente até 80% e não passando mais disso.

Isto ocorre pois é ativado um programa adicional que vem com a maioria dos notebooks Samsung (Não são todos), chamado de Battery Life Extender ou Easy Life Extender (Programa de Extensão da Vida da Bateria).

 

ATENÇÃO: Neste caso não estamos falando do programa Samsung Battery Mananger, este é outro programa, são parecidos, mas não é a mesma coisa! Fique atento!

Este sistema utiliza (entre outras coisas) um princípio básico para preservar a vida da bateria: evitar o aquecimento através da carga. Carregar uma bateria até 100% gera o aquecimento das células internas da bateria, podendo levar a uma temperatura de aproximadamente 45ºC. As temperaturas elevadas são um dos principais fatores para diminuir a vida útil de uma bateria de Íons de Lítio. O que este programa faz é limitar a carga máxima para evitar este tipo de situação.

Ou seja, o nome do programa é a explicação do resultado que ele traz, estende um pouco mais a vida da bateria do seu notebook através de ajustes de carga.

 

battery life extender é um opcional dos notebooks samsung

 

E como desativar este sistema? Como mudar o carregamento da bateria de 80% para 100%?

Você não quer mais ter este sistema limite do nível de carregamento do seu equipamento, então é necessário alterar as configurações deste programa para voltar ao modo tradicional de carga completa, vamos aos passos:

1º – Execute o programa Battery Life Extender

2º – Abra a função Battery Mode Settings e selecione o Modo Battery NORMAL (Normal de Bateria)

3º – Confirme com o botão OK.

Recomendo que verifique o Manual do Usuário sobre estas opções e também nos manuais digitais disponíveis no fabricante.

configuração battery life extender - notebook samsung

 

Pela BIOS

Caso não consiga desligar a função diretamente pelo Windows, isto pode ser feito de forma avançada através da BIOS do seu computador, confira como fazer:

1º – Reinicie ou ligue o computador e quando aparecer a logomarca da Samsung no inicio aperte a Tecla F2 para iniciar o ajuste da BIOS

2º – No painel de opções da BIOS selecione Advanced > Battery Life Cycle Extension e defina como disable (desativar) ou enable (ativar) o modo de extensão da bateria.

3º – Confirme e saia da BIOS através da opção Exit and Save (salvar e sair) e reinicie normalmente.

 

Lembramos que se este programa foi recomendado e testado pelo fabricante é porque tem o seu valor e utilidade.
Indicamos manter este sistema funcionado com a opção Life Extension ativada (para quem puder), pois trará benefícios citados de melhora na vida útil da bateria como citado.

 

Se meu notebook NÃO É UM SAMSUNG e só carrega até 80%, o que devo fazer?

Outras marcas de notebook também possuem alguns programas similares, neste caso você vai precisar verificar no seu manual ou no site do fabricante para ver como configura o seu em específico.

Procure na lista de programas instalados se tem algum com a palavra “Battery” (bateria em inglês) para ajudar a identificar ou algum tipo de Centro de Controle da Marca ou Modelo do notebook.

Exemplos:

  • Sony Vaio

Um exemplo é o software que controla isso nos notebooks Sony Vaio, o programa se chama: Vaio Control Center e tem suas configurações específicas para isso:
Acesse o seguinte caminho:

Encontre o VAIO Control Center e escolha > Power Management > Battery > Advanced Settings
Depois basta escolher Custom Setting e deixar 100% para deixar a capacidade total.

  • Lenovo

Outra opção conforme foi compartilhado pelos nossos visitantes nos comentário abaixo é que o seu notebook Levono só passou a carregar a bateria em 100% após ele pegar a última atualização disponível no site oficial da marca.

  • LG

o LG assim como a Samsung tem um programa similar chamado LG Power Manager Suite e pode ser encontrado no seguinte caminho:

Iniciar > Todos os programas > LG Software > LG Power Manager Suite  e encontrar o Battery Life Mananger

ou ainda em ajustes do LG Control Center >  Power Management Option

Bateria notebook LG Power Manager Suite - Battery Life Mananger

Também é possível encontrar esta opção nos ajustes de sua BIOS, conform exemplo a seguir:

Ajuste de bateria notebook LG na BIOS

Você precisa desativar o programa da mesma forma que o indicado no caso da Samsung, sendo:
- Modo Normal: carrega 100% da bateria
- Modo Extensão de vida: carrega 80% da bateria

 

Cada marca e modelo terá sua particularidade, o primeiro passo é sempre verificar no suporte oficial, manual de instrução ou em um fórum/comunidade de discussão específica do seu equipamento!

 

Se você teve problemas similares e conseguiu resolver ou caso ainda tenha dúvidas ou sugestões, compartilhe aqui nos comentários.

 

banner precisando de bateria de notebook

Related Posts Plugin for WordPress, Blogger...
Categoria: Artigos
  • Especialista BringIT diz:

    Olá, Vinicius!

    Você pode tentar utilizar o Battery Life Extender.. Caso você nao consiga baixá-lo, recomendamos que você entre em contato com o suporta da marca fabricante do seu aparelho. Para conferir mais dicas sobre notebook e tecnologia, você pode curtir a nossa página no Facebook.

    24 de março de 2014 em 13:47
  • Vinicius diz:

    Tu sabe me dizer se o notebook CCE T745 tem como fazer isto? Já procurei mas não achei nada

    21 de março de 2014 em 21:39
  • Vinicius diz:

    O meu notebbok é um CCE T745,já procurei mas não achei nada disto nele, tu sabe me dizer se ele tem este driver?

    21 de março de 2014 em 21:37
  • Especialista BringIT diz:

    Olá, Tatianna!

    Para localizar o programa você pode tentar fazer uma pesquisa. No menu Iniciar, clique em “Pesquisar programas e arquivos” e digite o nome do arquivo. Caso você já tenha tentado esse caminho, tente localizar no drive C. Clique no menu iniciar>computador> drive C > arquivos de programa. Assim que encontrar, localize o arquivo executável e crie um atalho.Quanto a segunda pergunta, geralmente se altera o tempo de bloqueio nas configurações de tela. Encontramos um tutorial sobre Dicas do Windows 7: como bloquear o computador. Esperamos que consiga resolver o problema :)

    21 de março de 2014 em 10:27
  • Tatianna diz:

    Boa tarde.
    O meu ultrabook da samsung no início apresentava o carregamento apenas até 80%.
    Como ele trava muito rápido, aproximadamente 30 segundo sem uso, sendo direcionado para a tela de senha para o desbloqueio, acabei mexendo na configuração dele e agora não consigo mais encontrar o programa para que ele carregue apenas até 80%. Gostaria de que me ajudasse.

    Além disso, apesar de ter seguido todas as dicas da internet e mexido em quase todas as configurações de tela e economia de energia, não consigo fazer com que ele demore mais tempo para bloquear a tela. Poderia me ajudar nisso também?

    20 de março de 2014 em 16:49
  • Especialista BringIT diz:

    Olá, Anselmo!
    Agrademos pelo elogio :) Vamos tentar ajudá-lo! Primeiro, é preciso esclarecer que a duração da sua bateria dependerá de maneira como você utiliza o seu notebook, da capacidade mAH e número de células. Para você ter uma ideia da duração de uma bateria, apresentamos alguns dados:

    3 Células (notebook) – 1h30 minutos (LED o dobro)

    3 Células (netbook) – 3h30 minutos

    4 Células – 1h30 a 2horas (LED o dobro)

    4 Células (netbook) – 5h30 minutos

    6 Células – 2 horas a 2h30 minutos (LED o dobro)

    8 Células – 2 h30 minutos a 3horas

    9 Células – 3horas a 30 minutos

    12 Células – 4 horas

    Quanto ao notebook desligar com 5% não é normal. Pode ser que a sua bateria esteja descalibrada, tente realizar o processo de calibragem. Esse procedimento corrige esse tipo de falhada. Saiba como calibrar a bateria do seu note aqui. Sobre a pergunta se você pode utilizar o notebook sem bateria, você pode sim, no entanto é preciso tomar alguns cuidados para preservar a vida útil da sua bateria. Confira quais são eles aqui. E por último, há algumas configurações que fazem a bateria do seu notebook durar mais, temos um post sobre isso aqui.. Esperamos ter esclarecido todas as suas dúvidas. Para conferir mais dicas sobre notebook, você pode curtir a nossa página no Facebook.

    14 de março de 2014 em 8:46
  • Anselmo diz:

    Olá Especialista,
    Ótimas sugestões!!! Tem ajudado muito a todos, parabéns!
    Aproveito para tirar uma dúvida sobre bateria: tenho um Sony Vaio novo (menos 6 meses de uso)e configurei ele desde o início para 80% de bateria afim de prolongar sua vida útil. No entanto, mesmo com poucos programas em aberto a bateria segura carga por apenas 4 horas e o notebook desliga com 5% energia restante. Isso é normal?

    Eu poderia utilizar o notebook sem a bateria, carregando diretamente na tomada, quando eu ficar posicionado por muito tempo no mesmo lugar (no escritório, por exemplo)? Isto pode trazer algum prejuízo ao carregador ou danificar a bateria em desuso?

    O que devo fazer para o uso correto do notebook por um tempo maior sem carregar a bateria?

    obrigado, aguardo!

    13 de março de 2014 em 17:48
  • Especialista BringIT diz:

    Olá, Adriana!

    A equipe bringIT agradece pelo elogio! Ficamos contentes em ter te ajudado :)
    Para conferir mais informações e dicas sobre notebook, siga a nossa página no facebook.

    24 de fevereiro de 2014 em 14:16
  • Especialista BringIT diz:

    Ficamos contentes em ter te ajudado, Chibi. Sempre que tiver alguma dúvida, entre em contato conosco.
    Se quiser conferir mais informações e dicas sobre notebook, siga a nossa página no facebook.

    24 de fevereiro de 2014 em 13:49
  • Adriana Marques diz:

    E então gente ,adorei as dicas de vocês ,deu certo !!meu ultrabook,que é da Samsung está carregando perfeitamente ,é só seguir as dicas direitinho e não tem erro ,meus parabéns ,para a equipe !!

    23 de fevereiro de 2014 em 15:42
  • Chibi diz:

    Tive que comentar agradecendo, cheguei a trocar mercadoria por causa disso. Enfim, muito obrigada mesmo. :v

    22 de fevereiro de 2014 em 1:04
  • Especialista BringIT diz:

    Olá, Diego!

    Normal não é. Pode ser que essa configuração tenha desnivelado as células da sua bateria. O que você pode fazer para tentar resolver o problema é calibrar a sua bateria. Esse procedimento corrige as falhas do componente, melhorando o seu rendimento. É um procedimento bem simples, acompanhe o nosso tutorial para realizá-lo :) Como calibrar a bateria para notebook. Se quiser conferir mais informações e dicas sobre notebook, siga a nossa página no facebook!

    13 de fevereiro de 2014 em 9:17
  • Diego diz:

    Olá, apareceu no meu notebook samsung RV419 automaticamente há um mês essa opção de carregar a bateria em 80%, cliquei, após isso o notebook basicamente “viciou”, ele carregava rápido demais e depois se desligasse da tomada já acabava a energia. Tive que voltar de novo para o modo 100% para deixá-lo fora da tomada, será que é normal?
    O computador tem 1 ano e meio.

    12 de fevereiro de 2014 em 23:04
  • Especialista BringIT diz:

    Olá, Paulo!
    Ficamos felizes que você tenha gostado do artigo.
    Após uma busca pela internet, não localizamos nenhum software de gestão de bateria específico para esse modelo de note. Indicamos a utilização do programa BatteyCare, ele é um dos softwares mais reconhecidos, devido à sua ótima qualidade.Confira aqui

    10 de fevereiro de 2014 em 13:29
  • Paulo diz:

    Excelente matéria! Eu gostaria de tirar uma dúvida. Tenho um Dell inspiron, e não sei se existe algum software da Dell que faça o mesmo na minha bateria. Vocês saberiam dizer se exste? Se não, esse Battery Life Extender, que já vi disponível para download, seria compatível?

    Att,
    Paulo

    7 de fevereiro de 2014 em 21:16
  • Especialista BringIT diz:

    Ficamos contentes que as dicas tenham te ajudado =)
    Se quiser acompanhar mais dicas e novidades sobre aparelhos eletrônicos e tecnologia, siga nossa página no Facebook.

    15 de janeiro de 2014 em 8:50

Seu endereço de email não será publicado. Campos obrigatório são marcados *

*