Blog das Baterias

Noticias, Artigos, Tutoriais e Dicas sobre Baterias para Notebook

Blog das Baterias - Noticias, Artigos, Tutoriais e Dicas sobre Baterias para Notebook

A Bateria do Notebook Não Carrega Mais!


a bateria do notebook não carrega mais

Após várias tentativas você percebe que infelizmente a sua bateria do  Notebook Não Carrega Mais e acaba ficando desesperado sem saber o que fazer. Não fique Desesperado! Iremos tentar ajudar a acabar com esse seu problema.

Vamos tentar passar algumas dicas, pois são muitas as possibilidades de problemas que fazem as baterias pararem de carregar. Cada pessoa utiliza de uma forma diferente, então nem tudo é igual para todos, mas tentaremos identificar o que acontece no seu caso.

 

Comece sempre fazendo os testes básicos.

Verifique se existe mau contato

 

Entre Bateria e o Notebook

O problema as vezes pode ser simples então, faça o teste: Retire a bateria e verifique se tem algo errado, se os conectores estão OK, se não tem nada quebrado e coloque a bateria novamente!

Entre o Carregador e o Notebook

Problemas na fonte de alimentação (ou carregador, adaptador de energia, adaptador AC) são mais comuns do que se pensa, pois essa peça sofre com as oscilações de energia que vem da tomada e também do calor, que apesar de ser uma peça que esquenta muito, pode estar aquecendo além do normal.

Outro fator é o Pino conector que deve ser verificado, pois o constante “plugar” e “desplugar” pode levar a algum tipo de dano, tanto no pino macho da fonte quanto na área de encaixe do notebook (o pino fêmea que também é chamada de DC JACK).

Nos modelos que possuem pino central, chamado de “agulha” é bom verificar se está tudo certo, se não está torto ou quebrado.

Avalie o desgaste

Baterias de notebooks assim como qualquer outro tipo de bateria recarregável não é para sempre, elas sofrem um desgaste natural, pois trabalham através de reações químicas que com o passar do tempo e do constante uso vão se desgastando.

Elas duram em média 300 a 500 ciclos de carga, mas variam para cada modelo e marca. Para saber mais sobre os ciclos da bateria e sua duração leia também este nosso artigo: Como funciona os ciclos da bateria de notebook?

 primeira carga bateria notebook

Mau uso da bateria

A má utilização da bateria pode levar a um desgaste precoce, e consequentemente a perda da capacidade da bateria. Veja nossos artigos já existentes sobre dicas e cuidados com as baterias:

NÃO use o notebook até a bateria se esgotar, evite isso!

Cuidados de Segurança com baterias de Íons de Lítio – Notebooks e Portáteis

Cuidados especiais com baterias de notebooks e portáteis (bateria de íons de lítio)

Posso usar meu notebook ligado direto na tomada?

Então se sua bateria já tem um bom tempo de uso ou se você usou em um curto período mas de forma inadequada, existem boas chances de ela estar danificada/desgastada sem possibilidade de recuperação.

 

Problemas de Software

Existe também a possibilidade de problemas com softwares existentes ou a falta deles.

Verifique se há algum programa de gerenciamento de bateria do fabricante ou o próprio sistema operacional não foi atualizado, ou, se ficou alguma pendência para o reconhecimento da bateria.

 

Atualização do Sistema operacional

Em alguns casos atualizar os sistema operacional faz com que o reconhecimento da bateria se perca. Isso ocorre por que os Drivers dessa bateria não estão preparados para esta nova versão.

  • Exemplo: Ao instalar o Windows 7 em modelos de notebook mais antigos, onde o sistema operacional era o XP ou o Vista, faz com que a bateria não seja mais reconhecida e consequentemente não carregada. Em alguns casos fica impossível de localizar o driver correto, pois ele simplesmente não existe, obrigando a retornar ao sistema antigo para seu perfeito funcionamento, também conhecido como “downgrade” de software.

Veja a seguir o que é possível para corrigir isso.

 

Atualização de DRIVER ou BIOS para reconhecer a bateria

Alguns problemas de software, às vezes, são bem difíceis de se descobrir ou explicar como surgem e em alguns modelos de notebook necessitam da instalação ou atualização de algum tipo de Driver para o perfeito reconhecimento da bateria, ou até mesmo atualização de sua BIOS. Neste caso, cada modelo tem sua particularidade, então uma boa pedida é recorrer ao suporte do fabricante ou a fóruns e comunidades de pessoas que tem exatamente o seu modelo de notebook.

ATENÇÃO! Lembramos que o procedimento de atualização de BIOS tem os seus riscos e recomenda-se o acompanhamento de um profissional qualificado para evitar danos!

 

Teste da Troca

Um dos melhores testes que podem ser feitos para verificar o bom funcionamento de sua bateria ou fonte do notebook é realizar o teste da troca com um notebook exatamente igual ao seu ou uma bateria nova em bom funcionamento.

É simples, basta colocar a bateria de um notebook em outro e vice-versa, para ver se funciona.

Mas atenção! Verifique se as baterias possuem todas as características e compatibilidade pelo Código Part Number, veja também se a voltagem da bateria é igual para não danificar nada!

Faça também os testes usando a sua fonte e depois trocando-as para ver se o problema não está nela.

Infelizmente não é muito fácil de conseguir um notebook igual ao seu, pois é difícil ter um amigo ou conhecido que tenha o mesmo modelo. Esse teste tira as principais dúvidas quanto ao seu funcionamento e pode apontar se sua bateria está realmente estragada.

 

Conclusão

Não existe conserto para baterias de notebook! Não caia em promessas milagrosas de trocas de células, congelamento, etc. Não tente abrir uma bateria para evitar acidentes.

Em caso de dúvidas nos testes acima leve sempre a uma rede de assistência técnica de confiança ou autorizada pelo fabricante de seu notebook para avaliar o que está ocorrendo.

O máximo para recuperação de bateria que existe é a possibilidade de calibrar, mas isto não recuperar danos graves. Caso queira saber mais veja aqui: Como calibrar a bateria do notebook.

A compra de uma bateria nova não deve ser descartada, pois pode ser a sua necessidade, devido ao desgaste natural que sofrem com o uso constante.

Desejamos boa sorte a todos!

banner precisando de bateria de notebook

Related Posts Plugin for WordPress, Blogger...
Categoria: Artigos
  • Katia diz:

    Olá! Minha bateria começa a carregar e em 5 segundos para, tenho que passar o dia plugando e desplugando até carregar completamente, já testeis com outra fonte, verifiquei a bateria e nada. O que pode ser?
    Tambem calibrei???? Uso o windows 7

    29 de novembro de 2012 em 13:52
  • Especialista BringIT diz:

    Olá Rafael,

    No seu caso seria bom fazer um outro teste, o do carregador, chegou a testar o do seu colega?
    É imporante verificar agora se o problema não está nesta fonte (verifique se é relamente igual com a mesma especificação de Volt e Amper)… se estiver da mesma forma mesmo mudando ela então as outras possibilidades podem estar relacionadas a placa mãe.

    Avalie e boa sorte!

    29 de novembro de 2012 em 11:19
  • Especialista BringIT diz:

    Olá Gilson,

    Como você disse seu notebook é antigo, existem grandes chances de a bateria estar com defeito, pois devido a ação do tempo as baterias se desgastam, e com alguns anos elas perdem boa parte da capacidade.
    Outro fator que acelera o desgaste é o mau uso, simplesmente deixar a bateria “zerar” ou não usar por muito tempo… entre outras ações citadas aqui no blog em outros posts, recomendamos dar uma olhada.

    O correto é uma avaliação de uma assistência técnica para indentificar exatamente o problema., mas a grandes chances de precisar de uma bateria nova… pela própria bateria é possível identificar o modelo, pelo chamado Código Part Number, se precisar de ajuda para encontrar envie uma foto com a etiqueta legível da bateria para que a equipe de atendimento de nossa loja possa ajudara aqui > http://www.bringit.com.br

    29 de novembro de 2012 em 11:06
  • Rafael Correia Almeida diz:

    Olá, o meu notebook está com o mesmo problema, testei em outro notebook igual ao meu e o do meu colega carrega a bateria normalmente, só que o meu notebook não carrega a minha bateria, já a dele tbm testei em meu notebook, mais também não carrega! Queria saber se alguém sabe alguma informação e me mandem por e-mail: rafaelcorreiaalmeida@gmail.com Desde já agradeço a resposta!!!

    28 de novembro de 2012 em 17:37
  • GILSON FRANK RIBEIRO TAVARES diz:

    Eu tenho um notebook antigo que ainda funciona, seu sistema era o windows XP professional, depois eu instalei o Windows 7 mas, a bateria não está caregando e também não sei a marca do notebook.O que fazer para resolver este problema ?

    27 de novembro de 2012 em 12:14
  • bbadmin diz:

    Olá Dilan,

    Agradecemos a contribuição. Muitas vezes o mal contato entre a bateria e o notebook deixa muitos usuários de “cabelo em pé” mesmo hahahah. Abraços!

    12 de novembro de 2012 em 9:27
  • Dilan diz:

    Olá, pessoal, eu estava com o mesmo problema, mas retirei a bateria limpei os pinos tanto do notebook quanto da bateria, e apertei bem os cabos, e ela volto a funciona, provavelmente foi mal contato no meu caso, mas espero ter ajudado.

    11 de novembro de 2012 em 8:09
  • bbadmin diz:

    Olá Tiago,

    Infelizmente não entendemos a sua dúvida, você poderia nos explicar melhor?

    9 de novembro de 2012 em 13:05
  • tiago santos diz:

    boas eu tenho um portatil compaq presario aq57 ele tem um problema ele nao carrega e nao e do carregador nao da luz tava no inciio a carregar deposi voi ver ja nao tava a dar sinal o.o por favor podem me ajudar urgentemente e se tirar a bteria nao da nada porque o carregador nao da sinal nehum e como nao tivesse la mas com a bateria da tudo normal por isso nao suspeito que seija a motherboard hellppp

    8 de novembro de 2012 em 1:20
  • bbadmin diz:

    Olá Pedro,

    Há quanto tempo você possui o notebook? Dificilmente um notebook apresenta tantos problemas assim. Verifique se as peças que você está utilizando são 100% compatíveis com o seu notebook. Boa Sorte!

    7 de novembro de 2012 em 14:27
  • Pedro diz:

    Olá, tehno um Dell Inspiron que ja ta na segunda bateria e no terceiro carregador por causa desse problema e agora está ocorrendo de novo. Eu sempre uso ele conectado com a bateria e a ultima vez que troquei de bateria foi em abril desse ano. O que eu posso fazer para evitar esse problema ou pelo menos almentar a vida útil da bateria?

    28 de outubro de 2012 em 11:25
  • bbadmin diz:

    Olá Carlos,

    Curiosa a forma que ele “decidiu” carregar. Mas pelo menos seu problema foi resolvido. Agradecemos por você compartilhar a informação conosco

    26 de outubro de 2012 em 6:49
  • bbadmin diz:

    Olá Lucas,

    Infelizmente não podemos dizer com certeza qual é o problema que esta ocorrendo, pois precisamos de mais detalhes para pesquisar e descobrir a razão. Porém, acreditamos ser muito difícil que o notebook funcione apenas ligado na tomada, pois como você mesmo falou a antiga bateria funcionava normalmente. O mais provável é que essa bateria não é compatível com o seu modelo de notebook, por esse motivo não está carregando normalmente. Indicamos que veja o Part Number da nova bateria e o do seu notebook, pois ambos devem ser semelhantes. Boa Sorte!

    26 de outubro de 2012 em 6:26
  • Lucas diz:

    Olá.
    Comprei uma bateria nova, coloquei no notebook e ele ligou normal, mas quando vou ver o icone da bateria para ver a porcetagem ele diz que não tem bateria conectada. Troquei a bateria pois a antiga não carregava mais e o notebook só funcionava ligado na tomada. Como posso voltar a ter esse icone da bateria? Ou pode ser que o notebook apenas funcione na tomada e depois que essa bateria nova descarregar não irei conseguir recarregar ela novamente?
    Obrigado!

    17 de outubro de 2012 em 17:59
  • carlos diz:

    tenho um Inspiron 1525 “mexido” , já com uns 3 anos de uso. Dois meses atras ocorreu o mesmo problema, o Note conectado mas com a informação de “Conectado sem carregar”. pesquisei em diversos fóruns e realizei todas as sugestões, sem sucesso.
    Um dia tiei a bateria e liguei o note para descarregar-la toda, conforme um procedimento lido – coloquei a bateria e liguei o note em outra tomada para ver um filme. Em dado momento notei que o mesmo estava carragando e chegou a 100%. às vezes ainda dá o mesmo problema de falta de carragamento, mas mudo de tomada, desconecto a bateria e ponho um filme e o Note volta a carregar. Também mudo as opções de Plano de Energia,, deixando no Alto Desmpenho, o que parece ajuda o note a decidir “carregar” .

    Para mim, foi assim que está funcionando.

    11 de outubro de 2012 em 13:56
  • bbadmin diz:

    Olá Luci,

    Infelizmente não conseguimos dizer o que está ocorrendo, pois podem ser diversos problemas. O mais indicado é que você entre em contato com uma assistência técnica mesmo

    6 de outubro de 2012 em 8:45
  • luci diz:

    Meu note tem 5meses não carrega, uso diretamente na tomada ,a assitencia técnica. fica em outra cidade oque fazer.

    29 de setembro de 2012 em 15:20
  • bbadmin diz:

    Olá Luci,

    Indicamos a leitura desse Post: Conectada mas sem carregar o que significa essa mensagem

    22 de setembro de 2012 em 11:38
  • luci diz:

    Meu note aparece conectada mais sem carregar tenho ele a 5meses sou leiga no assunto a assistencia é em outra cidade muito longe oque fazer?

    20 de setembro de 2012 em 9:33
  • bbadmin diz:

    Olá Ana,

    Pelos sintomas que você falou e como teve o conselho do técnico, ao que tudo indica é mesmo a vida útil da sua bateria que chegou ao fim. Indicamos a compra de uma bateria, mas é sempre bom levar o notebook para a assistência, lá você terá um parecer detalhado sobre os problemas. Boa Sorte!

    6 de agosto de 2012 em 17:45
  • Ana diz:

    Olá, Sou leiga em computadores e tenho dois probleminhas.
    Tenho um Toshiba Satellite e já havia percebido que minha bateria não estava recarregando mais…não procurei assistência pois como uso ele mais em casa mesmo acaba sempre usando conectado na tomada. Porém ele começou a desligar sozinho, fazendo um barulinho tipo “ploc” e desligando, as vezes qd já estava usando muito, as vezes logo que iniciava o laptop, e mesmo conectado a tomada. Liguei para um técnico e ele achou que podia ser a bateria danificada que estava dando algum tipo de curto e desligando o laptop. Retirei a bateria (pela primeira vez desde que comprei, a 1 ano) e testei sem a bateria (só conectado na tomada) e dessa vez ele funcionou perfeitamente.
    Isso significa que é problema mesmo da bateria? Devo comprar outra logo ou melhor ver com um técnico? Trocando essa bateria os dois problemas se resolvem?

    6 de agosto de 2012 em 13:51
  • bbadmin diz:

    Olá Dina,

    Se você conseguiu excluir as duas possibilidades de problemas seria bom testar A fonte e Bateria do outro notebook no seu, tentando-ligálo.
    Mas as chances grandes são que seu notebook esteja com defeito, provavelmente na área da placa mãe responsável pela energia ou no pino conector DC Jack (plugue da fonte)

    Uma assistência técnica especializada é indicada neste caso!

    21 de junho de 2012 em 13:55
  • bbadmin diz:

    Olá Leonardo,

    Pelo que falou sua bateria está danificada ou desgastada, neste caso não tem muito o que se fazer, só comprando uma bateria de notebook nova mesmo!

    18 de junho de 2012 em 17:06
  • Dina diz:

    O meu notbook Toshiba satellite não aceita carregar;( pensei que fosse problemas de bateria,mas nao é.pois testei a bateria num outro notebook toshiba e carregou normalmente, e testei também o carregador num outro toshiba, carregou sem nenhum problema. Conclusão: detetei um problema entre o carregador e o notebook toshiba danificado,como faço para resolver essa situação,? Por favor ajude-me. Obrigada…

    12 de junho de 2012 em 12:32
  • leonardo diz:

    e aii blz…entaoo meu not carrega e bateria e talz normalmente, soh q a carga nao dura nem 5 minutos…oq eu faço??

    8 de junho de 2012 em 17:02
  • bbadmin diz:

    Olá Fabiano,
    Difícil saber extamento o que ocorre aí, mas existem boas chances do gerenciador de energia de sua placa mãe e vídeo não estar suportando a baixa taxa fornecida pela bateria.
    O problema pode estar nos ajustes de energia que podem entrar em modo Econômico ao estar desplugado da fonte.

    Recomendo fazer os testes mudando planos de eneriga e se nada mudar o ideal é levar para avaliação de um técnico especializado.

    Boa sorte!

    5 de junho de 2012 em 15:12
  • Fabiano diz:

    Eu tenho um notebook STI IS 1422 e quando eu tiro ele do carregador o Monitor fica todo doido aparece umas coisas brancas no meu monitor oque pode ser isso?

    31 de maio de 2012 em 18:34
  • bbadmin diz:

    Olá Guilherme,

    São muitas as possibilidades de defeitos!
    Mas você chegou a fazer alguns testes que comprovem que seu carregador está normal?
    Pode ser problema em algum componente/placa interna, tela etc.

    O ideal é levar para avaliação de um técnico!

    26 de abril de 2012 em 17:36
  • Guilherme diz:

    meu not não quer carregar, o carregador está normal, mas quando ligo ele no not, não dá nenhum sinal de carga nem nada! o que pode ser? alguem sabe?

    25 de abril de 2012 em 22:55
  • bbadmin diz:

    Olá João Rodrigues,

    Conforme nosso post, estas são possibilidades que deve testar, mas em alguns casos a baterias está dafinicada ou com a vida útil já desgastada.
    O esquema é fazer os testes e ir eliminando possibilidades de defeito.

    17 de abril de 2012 em 10:44
  • João Rodrigues diz:

    Bom dia, meu note tem menos de um ano e não está conseguindo carregar totalmente a bateria, e conseguindo manter a mesma. Estou programando uma formatação para atualização de bios para verificar se esse é o problema.

    16 de abril de 2012 em 13:05
  • bbadmin diz:

    Olá, Fabio!
    Nesse caso o mais provável é que sua bateria tenha expirado a vida útil. Geralmente as baterias duram em média 2 anos, e digamos que a sua durou além da média.
    Mas se quiser tirar a dúvida, leve seu notebook em uma assistência técnica e peça para o profissional fazer uma inspeção no seu notebook para verificar se há algum pino/encaixe torto ou quebrado.

    Se precisar comprar uma bateria nova, recomendo essa loja: http://loja.bringit.com.br

    p.s.: Tome cuidado com o notebook conectado direto na fonte, pois se houver uma descarga de energia pois, como a bateria não está mais funcionando como filtro de oscilações, você corre o risco de danificar seu notebook.

    Espero ter lhe ajudado!

    12 de abril de 2012 em 11:32
  • Fabio diz:

    A bateria do meu note já tem mais de 3 anos, ela não dura nem 20 minutos… mas agora ela deu um problema maior:
    o meu note quando esta com a bateria e a fonte carregando ele não carrega (carrega uma vez a cada 50 tentativas), no comeco achei q era mal contato no conector do note, mas depois fiz um teste tirando a bateria e ligando somente na tomada… funciona normalmente (é lógico que se faltar luz eu me prejudico), eu ainda tentei ficar mexendo no conector pra ver se era problema de mal contato, mas nao era…
    Será que é problema na bateria mesmo? Tenho receio de comprar outra e não adiantar nada (fico imaginando se o problema não é nos contatos da bateria com o note, na parte do note)…

    Alguma dica ?

    11 de abril de 2012 em 21:55
  • bbadmin diz:

    Olá Rafael,

    No seu caso parece ser defeito da bateria pelo desgaste, você falou que já tem mais de dois anos, então são grandes as chances de precisar comprar uma nova.

    Recomendo fazer algum tipo de teste com uma bateria nova ou levar a uma assitência técnica para ter total certeza, mas creio que não terá muito o que fazer com esta aí!

    Boa sorte!

    10 de abril de 2012 em 10:42
  • Rafael diz:

    Boas. A bateria do meu portatil deixou de dar. Ou seja, ela já durava de origem uma hora e meia (tudo bem). Depois, ao fim de 2 anos, mais ou menos, quando a bateria ía nos 40% ela desligava-se e ía tudo a baixo. Desligava-se, tipo, parecia que alguém tinha tirado a bateria e/ou o carregador enquanto o pc ainda estava ligado, ou que tinha deixado estar o dedo no botão de ligar. Ao longo do tempo, ela foi falhando mais rapidamente. Agora carrego no botão de ligar e ao fim de um minuto ZAS. Falha. Há alguma coisa que possa fazer? É que este problema é estranho. Já contei a muita gente e ninguém percebe como é que isso acontece… Ela falha mas volta a dar de seguida. Depois volta a falhar, e assim suessivamente…

    9 de abril de 2012 em 7:30
  • Felipe diz:

    DEU CERTOOO
    OBRIGADAÇOOO AEWW
    MTO BOMM VLW AS DICASS
    EU JA ESTAVA PENSANDO EM COMPRAR OUTRO LAPTOP
    =]]]]

    25 de março de 2012 em 0:08
  • bbadmin diz:

    Felipe,

    Faça todos os testes recomendados no post acima, se não tiver sucesso em nenhum deles o ideal é levar a uma assitência técnica especializada para uma avaliação mais precisa!

    Boa sorte!

    24 de março de 2012 em 11:17
  • Felipe diz:

    eu tenho um VGN-FE855E
    ele esta apresentando 0% de carga e o ícone que indica que esta carregado esta falando que esta carregando mas ñ carrega fiquei trabalhando nele pelo menos 2 horas e continuou 0% de carga e falando que esta carregando

    24 de março de 2012 em 11:10
  • bbadmin diz:

    Olá Fernando,

    Se o problema começou exatamente após a instalação do Windows 7 e anteiormente tinha outra versão de Windows, existe uma grande possibilidade de esta bateria ser incompatível com este sistema operacional.
    Isto ocorre pois em algumas baterias é necessário um driver/ou atualização de BIOS específico para seu reconhecimento desta bateria.
    Verifique com o suporte do seu fabricante se existe algum driver específico ou atualização que possa corrigir isso, ou caso contrário terá que voltar a usar a versão antiga do Windows.

    Mas se seu problema não é este, neste blog tem uma dica legal de algumas possíveis causas e soluções para a mensagem: “conectada, mas sem carregar”
    veja aqui: Bateria do Notebook conectada, mas sem carregar – O que significa isso?

    Importante: O caso de usar uma fonte com diferente voltagem pode prejudicar sim a bateria e todo o funcionamento. É recomendado o uso de uma fonte específica conforme consta na descrição das etiquetas inferiores do seu notebook ou manual de instrução.

    Boa sorte!

    21 de março de 2012 em 10:26
  • Fernando diz:

    Olá, meu notebook de ontem para hoje comecou a apresentar “conectado mas sem carregar” e a bateria esta com 98% de carga ainda, até ontem ela segurava cerca de 3 horas de carga, estou mantendo ele na tomada para nao perder esse resto de carga.

    Formatei o note, instalei todos os drivers do windows 7,

    O notebook era para estar carregando mesmo com ele desligado correto ? a falta de algum driver só influenciaria no windows.
    Uma fonte de 20v 3.42A em um note de 19v 3.15A pode ter causado isso?

    Acredita que reformatando o note possa resolver ?

    é um Notebook Sim+ 4000 (campeão de problemas com bateria no reclameaqui)

    20 de março de 2012 em 13:50

Seu endereço de email não será publicado. Campos obrigatório são marcados *

*