Blog das Baterias

Notícias, Artigos, Tutoriais e Dicas sobre Baterias para Notebook

Blog das Baterias - Notícias, Artigos, Tutoriais e Dicas sobre Baterias para Notebook

A Bateria do Notebook Não Carrega Mais!


a bateria do notebook não carrega mais

De uma hora para outra a bateria do notebook não carrega mais. Essa é uma situação comum para muitas pessoas que acabam ficando na “mão” no momento em que mais precisam do notebook. Por conta disso, selecionamos as principais dicas e soluções que podem te ajudar a resolver o problema, ou pelo menos esclarecer o motivo do mau funcionamento da bateria.

Antes de substituir a o componente é importante realizar alguns testes básicos.

Verifique se existe mau contato

 Entre Bateria e o Notebook

Muitas vezes se trata de um simples mau contato. Para se certificar, faça o teste! Primeiro retire a bateria e verifique se tem algo errado, se os conectores estão danificados ou empoeirados. Depois de verificar e realizar a manutenção necessária, coloque a bateria novamente no notebook.

Entre o Carregador e o Notebook

Problemas na fonte de alimentação (ou carregador, adaptador de energia, adaptador AC) também são comuns, pois esse tipo de equipamento sofre com as oscilações de energia que vem da tomada e também do calor externo, que apesar de ser uma peça que esquenta muito, pode estar aquecendo além do normal.

Outra dica importante é verificar o pino conector da fonte, pois o constante “plugar” e “desplugar” pode levar a algum tipo de dano, tanto no pino macho da fonte quanto na área de encaixe do notebook (o pino fêmea que também é chamada de DC JACK).

Nos modelos que possuem pino central ( uma espécie de “agulha”) é bom verificar se está tudo certo, se não está torto ou quebrado.

Avalie o desgaste

As baterias de notebooks, assim como qualquer outro tipo de bateria recarregável não duram para sempre. É normal elas sofrerem um desgaste apos algum tempo devido ao constante uso.

Dependendo do modelo e marca do notebook, as baterias duram em média 300 a 500 ciclos de carga, o que pode equivaler até 3 anos de vida útil (dependendo das formas de utilização de cada pessoa). Para saber mais sobre os ciclos da bateria e sua duração leia também este nosso artigo: Como funciona os ciclos da bateria de notebook?

Mau uso da bateria

A má utilização da bateria pode levar a um desgaste precoce e consequentemente a perda da capacidade da bateria. Veja nossos artigos já existentes sobre dicas e cuidados com as baterias:

- NÃO use o notebook até a bateria se esgotar, evite isso!

- Cuidados de Segurança com baterias de Íons de Lítio – Notebooks e Portáteis

- 4 dicas simples e importantes para preservar a bateria do seu notebook

- Posso usar meu notebook ligado direto na tomada?

Assim, se sua bateria já tem um bom tempo de uso ou se você usou em um curto período mas de forma inadequada, existem boas chances do componente estar danificado/desgastado sem possibilidade de recuperação.

94427

Problemas de Software

Há também a possibilidade de problemas com softwares existentes ou a falta deles.

Verifique se há algum programa de gerenciamento de bateria do fabricante ou o próprio sistema operacional não foi atualizado, ou, se ficou alguma pendência para o reconhecimento da bateria.

 Atualização do Sistema operacional

Em alguns casos atualizar o sistema operacional faz com que o reconhecimento da bateria se perca. Isso ocorre por que os drivers dessa bateria não estão preparados para esta nova versão.

  • Exemplo: Ao instalar o Windows 7 em modelos de notebook mais antigos em que o sistema operacional era o XP ou o Vista, faz com que a bateria não seja mais reconhecida e consequentemente não carregue mais. Em alguns casos é impossível localizar o driver correto, pois ele simplesmente não existe, sendo necessário retornar ao sistema antigo para seu perfeito funcionamento, também conhecido como “downgrade” de software.

Veja a seguir o que é possível para corrigir isso.

 Atualização de DRIVER ou BIOS para reconhecer a bateria

Alguns modelos de notebook necessitam da instalação ou atualização de algum tipo de driver para o perfeito reconhecimento da bateria, ou até mesmo atualização de sua BIOS. Neste caso, cada modelo tem sua particularidade, o mais indicado é recorrer ao suporte do fabricante ou a fóruns e comunidades de pessoas que tem exatamente o seu modelo de notebook.

 

ATENÇÃO! Lembramos que o procedimento de atualização de BIOS tem os seus riscos e recomenda-se o acompanhamento de um profissional qualificado para evitar danos!

Teste da Troca

Um dos melhores testes que podem ser feitos para verificar o bom funcionamento de sua bateria ou fonte do notebook é realizar o teste da troca com um notebook exatamente igual ao seu ou uma bateria nova em bom funcionamento.

bat03

É simples, basta colocar a bateria de um notebook em outro e vice-versa, para ver se funciona.

Obs.: verifique se as baterias possuem todas as características e compatibilidade pelo Código Part Number, veja também se a voltagem da bateria é igual para não danificar nada!

Faça também os testes usando a sua fonte e depois trocando-as para ver se o problema não está nela.

Infelizmente não é muito fácil de conseguir um notebook igual ao seu, pois é difícil ter um amigo ou conhecido que tenha o mesmo modelo. Esse teste tira as principais dúvidas quanto ao seu funcionamento e pode apontar se sua bateria está realmente estragada.

Conclusão

Na internet é possível encontrar diferentes promessas milagrosas para consertar a bateria do notebook, como trocar as células, congelar o componente, entre outros – é importante lembrar que não há nenhum teste científico que comprove a eficácia desses procedimentos.

Em caso de dúvidas, o mais indicado é procurar uma rede de assistência técnica de confiança ou autorizada pelo fabricante de seu notebook para avaliar o que está ocorrendo.

O máximo para recuperação de bateria que existe é a possibilidade de calibrar, mas o procedimento serve apenas para corrigir algumas falhas de funcionamento da bateria, não recuperar danos graves. Caso queira saber mais veja aqui: Como calibrar a bateria do notebook.

A compra de uma bateria nova não deve ser descartada caso você necessite de um notebook com mais autonomia. A substituição do componente dependerá da necessidade cada um.

banner precisando de bateria de notebook

Related Posts Plugin for WordPress, Blogger...
Categoria: Artigos
  • Especialista bringIT diz:

    Olá, Guilherme!

    Pode ser que as células da bateria do seu notebook estejam desniveladas, por isso o mau funcionamento. Neste caso indicamos que você realize a calibragem da bateria para corrigir esse tipo de falha. Confira nosso post Como Calibrar Bateria do Notebook para entender mais sobre o procedimento :)
    Para conferir mais dicas sobre notebook e tecnologia, confira nossa página no Facebook .

    2 de dezembro de 2014 em 10:56
  • Guilherme diz:

    Bom Dia!

    Tenho um notebook Samsung, com processador Intel Core i3-2310M, e o percentual de carga da bateria fica em 66% e não passa mais disso. Fica com a mensagem “66% disponível (conectada, carregando). Se desconecto o carregador, o notebook desliga sozinho. O que pode ser isso? Há algum procedimento que posso realizar para fazer com que a bateria do meu notebook volte a funcionar normalmente?

    30 de novembro de 2014 em 9:25
  • Especialista BringIT diz:

    Olá, Thallya.
    O que poderia acontecer é o não reconhecimento da bateria, mas ela está funcionando normalmente, certo? Indicamos que você realize a calibragem da sua bateria. O procedimento poderá ajudar no melhor rendimento da sua bateria :) Saiba como realizar o procedimento aqui.Confira mais dicas sobre notebook e tecnologia em nossa página no Facebook :)

    25 de agosto de 2014 em 10:01
  • thallya diz:

    olha , o meu note estava em promoçao pois iria sair de linha , minha me comprou e no segundo dia q eu fui usar a bateria n estava carregando , isso foi no natal do ano retrasado , desde entao tive que usar carregador td hr que usar o carregador , comprei uma nova bateria e ela chegou hj ! eu coloquei a versao do windows 8.1 no meu note , sendo que ele era windows 7 , sera q isso pode causar algum dano ? coloquei acho que em maio , voce poderia me ajudar para mim saber oq posso fazer para arrumar ? obg ^^ :)

    22 de agosto de 2014 em 17:19
  • Especialista BringIT diz:

    Olá, Carlos!
    Claro, vamos esclarecer alguns conceitos a respeito das baterias. Primeiramente é preciso entender que as baterias íon lítio não sofrem mais do efeito vício. O que ocorre é o desgaste natural do componente. Outro ponto que é importante lembrar é que as baterias são composta por ciclos -cerca de 300 e 400. Assim cada vez que o seu notebook recarrega 100% um ciclo se completa e o desgaste aumenta. O ideal é sempre deixar seu notebook descarregar até 30% e deixar ele carregar até 80%, impedindo que ele carregue 100%.

    No seu caso, pode ser que não seja desgaste, mas sim as células da bateria que estão descalibradas. Indicamos que você realizar a calibragem da sua bateria. Saiba como realizar o procedimento aqui. Se quiser conferir mais dicas sobre bateria, notebook e tecnologia siga nossa página no Facebook :)

    4 de agosto de 2014 em 10:49
  • Especialista BringIT diz:

    Olá, Carlos!
    Claro, vamos esclarecer alguns conceito sobre a bateria. Primeiramente é preciso entender que as baterias íon lítio não sobre mais do efeito vício. O que ocorre é o desgaste natural do componente. Outro ponto que é importante lembrar é que as baterias são composta por ciclos -cerca de 300 e 400. Assim cada vez que o seu notebook recarrega 100% um ciclo se completa e o desgaste aumenta. O ideal é sempre deixar seu notebook descarregar até 30% e deixar ele carregar até 80%, impedindo que ele carregue 100%.

    No seu caso, pode ser que não seja desgaste, mas sim as células da bateria que estão descalibradas. Indicamos que você realizar a calibragem da sua bateria. Saiba como realizar o procedimento aqui. Se quiser conferir mais dicas sobre bateria, notebook e tecnologia siga nossa página no Facebook :)

    4 de agosto de 2014 em 10:49
  • carlos bebber diz:

    OI, TD BEM?
    BEM, COMO SOU MUITO FORA DOS PROCEDIMENTOS DE INFORMÁTICA EM GERAL, SOU DE UMA OUTRA GERAÇÃO, USEI NA MAIORIA DAS VEZES O MEU NOTE COM A BATERIA LIGADA NA TOMADA. UM AMIGO ME DISSE QUE NÃO ERA UMA BOA, MAS TAMBÉM NÃO SOUBE ME DIZER O PORQUE DISSO. SÓ SEI QUE A BATERIA AGORA TAMBÉM CONTINUA LIGADA, MAS NÃO PASSA DOS “37% E CARREGANDO”,E DESCARREGA RÁPIDO QUANDO DESCONECTO O NOTE DA FONTE. VERDADE OU MITO?? VC PODE ME AJUDAR, E ME DIZER COMO PROCEDER? ABRAÇÃO E OBRIGADO.

    2 de agosto de 2014 em 16:39
  • Especialista BringIT diz:

    Olá, Pedro!
    Infelizmente isso pode estar acontecendo por diferentes motivos. Temos alguns procedimentos que poderão te ajudar a identificar o problema. Primeiro teste a sua bateria. Tente utilizá-la em outro computador ou tente utilizar o notebook sem bateria. Realize o mesmo processo para checar a sua fonte. Se você realizar os testes e mesmo assim não conseguir encontrar a solução.
    O mais indicado e que você procure uma assistência técnica de confiança para realizar o serviço. Esperamos ter te ajudado ;) Para conferir mais dicas sobre notebook e tecnologia, siga a gente no Facebook!!

    Bom dia,
    provavalmente tem algum defeito na hora de carregar a bateria
    [10:04:51] Ramon Fröhlich: pergunta qual o defeito que o note apresenta? pois existem varios componentes entre a entrada de energia e a bateria… todos passíveis de defeito

    21 de julho de 2014 em 11:23
  • pedro cabral diz:

    na tomada, detalhes: a fonte de alimentação e o DC Jack estão em perfeito estado de funcionamento. Há alguma possibilidade de algun componente entre o DC Jack e o plug da bateria está com defeito ? Alguém pode me ajudar ? Notbook Evolute SFX 35

    18 de julho de 2014 em 18:27
  • Especialista BringIT diz:

    Olá, Kalyne!

    Faz quanto tempo que você tem o seu notebook? É importante lembrar que as baterias funcionam com o seu total rendimento durante 2 anos. Depois desse período, é normal a bateria depender cada vez mais de novas recargas.No seu caso, parece que a vida útil da sua bateria chegou ao fim, por isso o mau funcionamento do seu notebook. Para que o seu computador volte a ter um rendimento melhor e mais autonomia, o ideal seria adquirir uma bateria nova. Somos especialistas em baterias, se quiser adquirir uma nova clique aqui!

    14 de julho de 2014 em 10:53
  • Especialista BringIT diz:

    Olá, Kalyne!

    Faz quanto tempo que você tem o seu notebook? É importante lembrar que as baterias funcionam com o seu total rendimento durante 2 anos. Depois desse período, é normal a bateria depender cada vez mais de novas recargas.No seu caso, parece que a vida útil da sua bateria chegou ao fim, por isso o mau funcionamento do seu notebook. Para que o seu computador volte a ter um rendimento melhor e mais autonomia, o ideal seria adquirir uma bateria nova. Somos especialistas em baterias, se quiser adquirir uma nova clique :) aqui!

    14 de julho de 2014 em 10:52
  • Kalyne diz:

    Olá,tenho um notebook samsung; e há uma semana ele vem apresentando um problema que acredito eu, seja na bateria. Semanas atrás ficou mostrando um “x” no ícone da bateria. Então semana passada apareceu na tela uma mensagem falando que a bateria já não estava boa e que era pra trocar, até aí Okay. Só que ele -o notebook- não quer mais lugar só ligado na tomada sem a batetia como acontecia antes. Essa semana eu consegui ligar lo, só que depois travou e desligou alegando que a bateria não estava prestando. Isso pode ser erro da bateria ou do notebook? Sim, os painéis de led ligam, só que a tela não liga sempre. Espero que vocês possam me ajudar. Obrigada

    12 de julho de 2014 em 2:23
  • Especialista BringIT diz:

    Olá, Tais!

    Realmente pode ser que problema esteja no chip BGA, mas há possibilidade também do problema ser a fonte ou a bateria. Seria interessante se você testasse outra fonte no seu note ou utilizasse ela em outro notebook, para ver se o notebook apresentará o mesmo problema. A recomendação também vale para bateria. Se mesmo testando, nada for resolvido pode ser que essa “soldagem” acabe com o mau funcionamento. No entanto, antes de autorizar o procedimento de risco, indicamos que você procure outra assistência técnica e peça uma segunda opinião. Esperamos ter te ajudado!
    Se quiser conferir mais dicas sobre notebook e tecnologia, confira nossa página no Facebook :)

    11 de julho de 2014 em 13:39
  • Tais diz:

    Boa noite, desculpa o incomodo
    Já postei a minha dúvida (ctrl+c e ctrl +v abaixo) aqui e fui respondida,mas preciso de MAIS ajuda…Tô desesperada

    A minha pergunta foi a seguinte:
    Tenho um notebook Asus K43E e há uns cinco dias ele começou a apresentar problemas de energia. (Não sei se interessa, mas) Tenho meu note desde o meio/fim de 2012, sempre usei ele na energia e com a bateria para evitar problemas devido a falta de luz. Foram poucas as vezes que usei ele só na bateria e pouquíssimas as que a bateria descarregou completamente (na verdade só aconteceu mesmo depois desse problema).

    Há poucos dias ele começou a ter mau- contato, ligava ele na energia e apesar do led da fonte estar aceso ele não conectava e funcionava só com a bateria, ai girava o plug q liga no note e ele conectava e desconectava a qualquer movimento como se fosse um problema no fio.

    Em pouco tempo o led da bateria começou a piscar entre verde e laranja e agora a bateria só carrega até 98%, e quando está FORA da ENERGIA continua mostrando 98% SEM mostrar que a bateria está descarregando até o note desligar por falta de bateria. E ele já desligou mesmo aparecendo o ícone da bateria na energia. O que pode ser isso?

    Atualizado

    Mandei meu notebook para um técnico e o cara falou que o problema do meu é o chip bga que tem que soldar… segundo ele meu computador está desligando sozinho (o que não estava acontecendo antes de eu mandar para lá, a não ser quando acabava a bateria e o computador não mostrava) ele disse que o conserto (soldagem) pode não funcionar e há o RISCO DO NOTEBOOK NEM LIGAR MAIS! Fiquei meio desconfiada, esse meu problema de bateria pode ser causado pelo chip bga ou não? Achava que era o Jack pois o plug da bateria q encaixa no laptop estava esquentando O que acha dessa história de pode funcionar ou o computador NEM LIGAR MAIS. Esse BGA é arriscado assim mesmo ou procuro outro técnico.

    Agradeço dede já!

    10 de julho de 2014 em 19:31
  • Especialista BringIT diz:

    Olá, João!
    O terceiro pino serve para proteger o seu notebook contra qualquer tipo de sobrecarga, diminuindo o risco de curtos e choques desnecessários. Neste caso, não tem como definir se o desligamento realmente está sendo causado pela sobrecarga ou algum problema em um componente interno. Primeiramente certifique-se que a voltagem da fonte utilizada está correta, se é mesma solicitada pelo notebook. Se estiver correta o seu notebook está recebendo energia suficiente. Depois disso, para evitar o mau funcionamento do seu note, o mais indicado é utilizar o carregador com os 3 pinos. Para que não seja necessário cortar, utilize um adaptador com a terceira entrada, isso garantirá a sua segurança e de seu aparelho. Para mais informações confira o nosso post Afinal, quebrar o terceiro pino danifica o aparelho?. Se quiser conferir mais dicas sobre notebook e tecnologia, siga a gente no Facebook.

    10 de julho de 2014 em 14:40
  • Joao diz:

    Ola, a entrada da tomada do meu carregador é akela com 3 pinos , eu serrei o pino do meio , ele carrega normal , mas as vezes ele começa a desligar , tem alguma coisa haver ? Obrigado :D

    9 de julho de 2014 em 19:25

Seu endereço de email não será publicado. Campos obrigatório são marcados *

*