Blog das Baterias

Noticias, Artigos, Tutoriais e Dicas sobre Baterias para Notebook

Blog das Baterias - Noticias, Artigos, Tutoriais e Dicas sobre Baterias para Notebook

A Bateria do Notebook Não Carrega Mais!


a bateria do notebook não carrega mais

Após várias tentativas você percebe que infelizmente a sua bateria do  Notebook Não Carrega Mais e acaba ficando desesperado sem saber o que fazer. Não fique Desesperado! Iremos tentar ajudar a acabar com esse seu problema.

Vamos tentar passar algumas dicas, pois são muitas as possibilidades de problemas que fazem as baterias pararem de carregar. Cada pessoa utiliza de uma forma diferente, então nem tudo é igual para todos, mas tentaremos identificar o que acontece no seu caso.

 

Comece sempre fazendo os testes básicos.

Verifique se existe mau contato

 

Entre Bateria e o Notebook

O problema as vezes pode ser simples então, faça o teste: Retire a bateria e verifique se tem algo errado, se os conectores estão OK, se não tem nada quebrado e coloque a bateria novamente!

Entre o Carregador e o Notebook

Problemas na fonte de alimentação (ou carregador, adaptador de energia, adaptador AC) são mais comuns do que se pensa, pois essa peça sofre com as oscilações de energia que vem da tomada e também do calor, que apesar de ser uma peça que esquenta muito, pode estar aquecendo além do normal.

Outro fator é o Pino conector que deve ser verificado, pois o constante “plugar” e “desplugar” pode levar a algum tipo de dano, tanto no pino macho da fonte quanto na área de encaixe do notebook (o pino fêmea que também é chamada de DC JACK).

Nos modelos que possuem pino central, chamado de “agulha” é bom verificar se está tudo certo, se não está torto ou quebrado.

Avalie o desgaste

Baterias de notebooks assim como qualquer outro tipo de bateria recarregável não é para sempre, elas sofrem um desgaste natural, pois trabalham através de reações químicas que com o passar do tempo e do constante uso vão se desgastando.

Elas duram em média 300 a 500 ciclos de carga, mas variam para cada modelo e marca. Para saber mais sobre os ciclos da bateria e sua duração leia também este nosso artigo: Como funciona os ciclos da bateria de notebook?

 primeira carga bateria notebook

Mau uso da bateria

A má utilização da bateria pode levar a um desgaste precoce, e consequentemente a perda da capacidade da bateria. Veja nossos artigos já existentes sobre dicas e cuidados com as baterias:

- NÃO use o notebook até a bateria se esgotar, evite isso!

- Cuidados de Segurança com baterias de Íons de Lítio – Notebooks e Portáteis

- Cuidados especiais com baterias de notebooks e portáteis (bateria de íons de lítio)

- Posso usar meu notebook ligado direto na tomada?

Então se sua bateria já tem um bom tempo de uso ou se você usou em um curto período mas de forma inadequada, existem boas chances de ela estar danificada/desgastada sem possibilidade de recuperação.

 

Problemas de Software

Existe também a possibilidade de problemas com softwares existentes ou a falta deles.

Verifique se há algum programa de gerenciamento de bateria do fabricante ou o próprio sistema operacional não foi atualizado, ou, se ficou alguma pendência para o reconhecimento da bateria.

 

Atualização do Sistema operacional

Em alguns casos atualizar os sistema operacional faz com que o reconhecimento da bateria se perca. Isso ocorre por que os Drivers dessa bateria não estão preparados para esta nova versão.

  • Exemplo: Ao instalar o Windows 7 em modelos de notebook mais antigos, onde o sistema operacional era o XP ou o Vista, faz com que a bateria não seja mais reconhecida e consequentemente não carregada. Em alguns casos fica impossível de localizar o driver correto, pois ele simplesmente não existe, obrigando a retornar ao sistema antigo para seu perfeito funcionamento, também conhecido como “downgrade” de software.

Veja a seguir o que é possível para corrigir isso.

 

Atualização de DRIVER ou BIOS para reconhecer a bateria

Alguns problemas de software, às vezes, são bem difíceis de se descobrir ou explicar como surgem e em alguns modelos de notebook necessitam da instalação ou atualização de algum tipo de Driver para o perfeito reconhecimento da bateria, ou até mesmo atualização de sua BIOS. Neste caso, cada modelo tem sua particularidade, então uma boa pedida é recorrer ao suporte do fabricante ou a fóruns e comunidades de pessoas que tem exatamente o seu modelo de notebook.

ATENÇÃO! Lembramos que o procedimento de atualização de BIOS tem os seus riscos e recomenda-se o acompanhamento de um profissional qualificado para evitar danos!

 

Teste da Troca

Um dos melhores testes que podem ser feitos para verificar o bom funcionamento de sua bateria ou fonte do notebook é realizar o teste da troca com um notebook exatamente igual ao seu ou uma bateria nova em bom funcionamento.

É simples, basta colocar a bateria de um notebook em outro e vice-versa, para ver se funciona.

Mas atenção! Verifique se as baterias possuem todas as características e compatibilidade pelo Código Part Number, veja também se a voltagem da bateria é igual para não danificar nada!

Faça também os testes usando a sua fonte e depois trocando-as para ver se o problema não está nela.

Infelizmente não é muito fácil de conseguir um notebook igual ao seu, pois é difícil ter um amigo ou conhecido que tenha o mesmo modelo. Esse teste tira as principais dúvidas quanto ao seu funcionamento e pode apontar se sua bateria está realmente estragada.

 

Conclusão

Não existe conserto para baterias de notebook! Não caia em promessas milagrosas de trocas de células, congelamento, etc. Não tente abrir uma bateria para evitar acidentes.

Em caso de dúvidas nos testes acima leve sempre a uma rede de assistência técnica de confiança ou autorizada pelo fabricante de seu notebook para avaliar o que está ocorrendo.

O máximo para recuperação de bateria que existe é a possibilidade de calibrar, mas isto não recuperar danos graves. Caso queira saber mais veja aqui: Como calibrar a bateria do notebook.

A compra de uma bateria nova não deve ser descartada, pois pode ser a sua necessidade, devido ao desgaste natural que sofrem com o uso constante.

Desejamos boa sorte a todos!

banner precisando de bateria de notebook

Related Posts Plugin for WordPress, Blogger...
Categoria: Artigos
  • Especialista BringIT diz:

    Olá, Luana!

    Esse tipo de bateria só pode ser removida abrindo o notebook, por isso o mais indicado é procurar uma assistência técnica para realizar a troca. Quanto a sua dúvida, você pode utilizar ele na tomada sim, sem nenhum problema.Caso esteja procurando pelo modelo da sua bateria, dá uma olhada no nosso site http://www.bringit.com.br, temos diversas modelos e marcas de bateria. Esperamos ter te ajudado :) . Para conferir mais dicas sobre notebook e tecnologia, você pode curtir a nossa página no Facebook.

    4 de abril de 2014 em 11:47
  • Luana Dyane diz:

    Tenho um notebook positivo e a bateria dele é interna. Mas não carrega mais, fica um “X” vermelho na bateria e só usa ele na tomada. Queria saber o que faço. Posso ficar usando ele na tomada?

    4 de abril de 2014 em 11:15
  • Especialista BringIT diz:

    Olá, Daiane!

    Há diferente razões para isso acontecer. Primeiro verifique se a bateria está com algum contato, tente removê-la e insira novamente. Depois tente utilizar o seu notebook plugado apenas na tomada, se ele funcionar normalmente, o problema está na bateria mesmo. Confira as outras possíveis causas e soluções para resolver o problema aqui. Esperamos ter te ajudado :) .

    24 de março de 2014 em 14:18
  • Daiane diz; diz:

    estou com o problema no meu notebook,a bateria do meu notebook não esta carregando quando coloco para carregar ficar indicandor quer esta carregandor só que não estar o que faço para resouver esse problema

    23 de março de 2014 em 15:11
  • Especialista BringIT diz:

    Olá, Matheus!

    O problema pode ser resultado de diferentes problemas, por isso recomendamos a leitura do post Bateria do Notebook – Conectada, mas sem carregar – O que significa esta mensagem?. Tente seguir todas as recomendações do post. Caso tenha alguma dúvida, entre em contato novamente :) . Para conferir mais dicas sobre notebook, você pode curtir a nossa página no Facebook.

    10 de março de 2014 em 8:55
  • Matheus Cruz diz:

    Boa Noite.
    Meu not é da marca Dell, quando eu ligo o carregador na tomada, acende aquela luz amarelinha. Ai aparece no not o seguinte… Conectado (mas não carregando).
    O que eu faço?

    8 de março de 2014 em 3:24
  • Especialista BringIT diz:

    Olá, Márcia!

    A bateria que você comprou é original? Em alguns casos, isso acontece porque o notebook não reconhece a bateria. Se ela for original, é possível que atualizar o driver da bateria que se encontra na BIOS do notebook. Portanto, ao atualizar a BIOS do seu note automaticamente você estará atualizando o driver bateria. Alguns modelos específicos disponibilizam o driver de bateria isoladamente para atualização. Confira o post completo aqui

    11 de fevereiro de 2014 em 8:00
  • Márcia diz:

    Olá, comprei uma bateria pela internet e ela não funcionou, fica a mensagem no notebook dizendo: “bateria conectada, carregando, 61%” mas não sai destes 61% e se tirar o notebook da tomada ele desliga na hora como se nem tivesse bateria, qual será o problema desta bateria pra não carregar?

    10 de fevereiro de 2014 em 15:49
  • Especialista BringIT diz:

    Olá, Nilviane!
    Pelo que você relatou, a queda prejudicou alguma peça interna da entrada do plugin. Mas o dano tem reparação sim, no entanto, será preciso procurar uma assistência técnica especializada para realizar a manutenção do aparelho.

    6 de fevereiro de 2014 em 13:40
  • Nilviane diz:

    Ola, meu note caiu e estava conectado na fonte de energia, o plugin foi danificado e o note nao liga. sera q tem conserto?
    Obrigada!

    6 de fevereiro de 2014 em 11:07
  • Especialista BringIT diz:

    Olá, Luan!
    Esse aquecimento da bateria é causado pelo uso excessivo do notebook na tomada. Por isso, no seu caso, que utilizar o seu note sempre plugado na tomada o mais indicado é retirar a bateria, para não prejudicar a vida útil dela. No entanto, não deixe sua bateria sem utilização mais do que 15 dias. Outra motivo que pode estar causando o superaquecimento é a utilização de maneira errada do aparelho. Confira o artigo e confira as dicas de como evitar o superaquecimento do aparelho http://goo.gl/6aZh5N

    21 de janeiro de 2014 em 12:36
  • Luan Souza diz:

    Olá, pessoal eu tenho uma dúvida que é a seguinte: eu deixo a bateria sempre carregada no meu note, porém, o notebook esquenta muito e eu acho que seria bom remover a bateria. Muitas vezes quando deixo a bateria carregando quando chega em uns 50% mais ou menos recebo uma mensagem informando que a temperatura da bateria está acima de 60ºC e a carga foi interrompida, mas depois ele continua normalmente. Seria recomendável remover a bateria? Raramente eu a uso, só quando vou viajar e etc.. então eu acho que seria melhor guarda-la e só usar quando realmente necessário. Certo? Obrigado!

    21 de janeiro de 2014 em 10:51
  • Especialista BringIT diz:

    Olá, Gilson!

    Isso pode estar acontecendo por alguns motivos. Verifique se o cabo está com mau contato. Tente testar outra fonte no seu notebook. Há possibilidade ainda do problema ser a bateria. Tente carregar o seu notebook sem ela, apenas plugado na tomada. Esperamos que ao realizar os testes, você descubra o que está acontecendo. ;)

    20 de janeiro de 2014 em 7:57
  • Gilson diz:

    Boa noite, sou estudante s 3 ano d eltronica. Meu not n liga, nao ta a recebr carga. Abri o carregador, e o capacitor d 47uF 400V n esta a carregar. Acho k o retificador acoplado KBP 410 fundiu. Estarei certo?

    18 de janeiro de 2014 em 11:12
  • Especialista BringIT diz:

    Olá, Gilvan!
    Tente calibrar a bateria, esse processo serve para nivelar as células e eliminar as falhas de funcionamento do componente. Saiba como realizar o procedimento aqui. Confira também outras possíveis causas e soluções para resolver o problema no post Bateria do Notebook – Conectada, mas sem carregar – O que significa esta mensagem?. Esperamos que as dicas te ajudem ;)

    23 de dezembro de 2013 em 8:40
  • Gilvan Sousa diz:

    ele carrega ate 60% dai eu tiro o carregador depois de um certo ponto esta descarregando, ai connecto e n chega ao 100% carrega ate o 60% e fica, cabo de carregador connectado porem sem carregar, porque, ? qual o defeito como devo fazer pra melhorar ?

    20 de dezembro de 2013 em 22:21
  • Especialista BringIT diz:

    Olá, Cynthia!

    Quando se trata de bateria interna, é um pouco mais complicado de resolver o problema.
    Você tentou realizar as outras recomendações? Caso tenha tentado e não deu certo, o mais indicado é procurar uma assistência técnica especializada para resolver o problema.

    25 de novembro de 2013 em 7:46
  • Cynthia diz:

    E como fazer os testes se a bateria não é remove?

    23 de novembro de 2013 em 18:19
  • Especialista BringIT diz:

    Olá, Juana!

    Recomendamos a leitura do artigo Bateria do Notebook – Conectada, mas sem carregar – O que significa esta mensagem?. Nesse artigo apresentamos possíveis causas e soluções para resolver o problema.

    19 de novembro de 2013 em 12:53
  • juana diz:

    olá é que quando eu coloco pra carregar ele fica um x e diz que há um problema na bateria e que o computador pode desligar inesperadamente enfim nao sei oque esta acontecendo!

    18 de novembro de 2013 em 15:23
  • Especialista BringIT diz:

    Olá Lucas,
    Nunca ouvimos falar desse problema. O que deve ter ocorrido é um conflito no sistema do notebook devido aos outros aparelhos conectados a ele, tente fazer o processo de carregamento com o notebook desligado

    16 de setembro de 2013 em 9:54
  • walace balani diz:

    é que a bateria do meu not ta com 1% e não sai do 1 %… e que eu fui fazer o processo de calibrar a bateria tudo certinho depois que eu mudei as opções para nunca e salvei as alterações ai ele não carrega nada para completar o processo de calibragem..Obrigado pela atenção

    14 de setembro de 2013 em 14:16
  • Lucas sgarbossa diz:

    estava assistindo um filme
    que estaria conectado a uma televisão atrávez de um cado; também engatei caixas de som e entao no meio do filme o not pediu Bateria quando engatei o carregador ele nao ligava + .e so fica falando que o conector AC nao conecta que nao e pra executar a recuperaçao .. poderia me ajudar?

    13 de setembro de 2013 em 23:16
  • Especialista BringIT diz:

    Olá Walace,

    Acreditamos que o problema não é na sua bateria nem no carregador. Alguns notebooks possuem aplicativos instalados que fazem com que não seja possível chegar aos 100% de carregamento, indicamos que você faça a leitura desse nosso Post nele mostramos alguns notebooks que possuem essa característica e como solucionar o problema

    12 de setembro de 2013 em 13:58
  • Especialista BringIT diz:

    Olá Walace,

    Acreditamos que o problema não é na sua bateria nem no carregador. Alguns notebooks possuem aplicativos instalados que fazem com que não seja possível chegar aos 100% de carregamento, indicamos que você faça a leitura desse nosso Post nele mostramos alguns notebooks que possuem essa característica e como solucionar o problema

    12 de setembro de 2013 em 13:57
  • walace balani diz:

    estou com uma duvida e espero que vcs me ajudem meu not não ta carregando e queria saber se o problema é na bateria ou no carregador .. eu fiz o processo da calibra a bateria fiz tudo certinho coloquei nunca nas opções lá e salvei as alterações ,só que minha bateria não carrega até 100% para concluir esse processo..e queria saber se o problema é na bateria ou no carregador.. obrigado pelo atenção

    11 de setembro de 2013 em 21:23
  • walace balani diz:

    estou com um problema e queria que vcs me ajudassem ..minha bateria não carrega mais e não sei se o problema é a bateria ou o carregador…eu fui calibrar minha bateria e fiz tudo certinho até a parte de colocar nunca nas opições e salvei as alterações, só que ai minha bateria não carrega até 100% para completar o procedimento..obrigado pela atenção

    11 de setembro de 2013 em 21:16
  • Especialista BringIT diz:

    Olá Murilo,

    Infelizmente não conseguimos precisar o que está ocorrendo. Tente fazer a calibragem da bateria, pode ser que o problema se resolva :(

    30 de agosto de 2013 em 10:45
  • Especialista BringIT diz:

    Olá Joseph,

    Infelizmente arrumar a fonte do notebook pode ser muito perigoso, tanto podendo dar choques / queimar quanto danificar o seu notebook. Você testou com outras fontes, mas viu se elas possuiam a mesma voltagem e âmperagem que o seu notebook antigo? No seu caso o mais indicado é que você adquira uma nova fonte que siga as especificações do seu notebook

    30 de agosto de 2013 em 9:47
  • Murilo diz:

    Olá amigo,minha bateria estava funcionando perfeitamente,até que do nada quando tirei a bateria o notebook desligou,e agora não sai dos 5 %,mas quando tiro o carregador o notebook volta a desligar,sabe o que pode ser?

    Obrigado.

    30 de agosto de 2013 em 1:52
  • Joseph diz:

    Olá, boa noite, preciso de ajuda, o pino da bateria do meu notebook, onde encaixo o plug da fonte, está meio solto meio molezinho, não fica mais retinho, e agora quando encaixo qualquer fonte nele a bateria não carrega, TEM COMO RESOLVER ESSE PROBLEMA? SAI MUITO CARO??

    ABRAÇAO!!!!!

    30 de agosto de 2013 em 0:45

Seu endereço de email não será publicado. Campos obrigatório são marcados *

*